Senac Rio Summit chega ao fim superando expectativas

Festival gratuito para público jovem discutiu tecnologia, inovação, mercado de trabalho e empreendedorismo.

O Senac RJ promoveu, entre os dias 11 e 15 de setembro, o Senac Rio Summit, festival anual de Inovação, Tecnologia, Empregabilidade e Empreendedorismo que, em sua primeira edição, pretende reunir mais de 12 mil pessoas no Expomag, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Mais de 200 palestras de grandes nomes do setor, participação de big techs, experiências imersivas, competições e atrações culturais fizeram parte da programação do festival.

O último dia do evento marcou a final do desafio “Impactando Futuros”, que mobilizou alunos do curso de Formação em Java do Programa Senac de Gratuidade (PSG) da unidade do Senac RJ em Niterói. Os estudantes apresentaram os aplicativos desenvolvidos durante o curso para uma banca formada por profissionais do próprio Web Summit Rio, do Sebrae Rio, do Senac RJ e do Sesc RJ. O aplicativo Carteirex, que reúne em um só lugar todos documentos de identificação digitalizados pelos usuários, foi o grande vencedor do desafio e seus desenvolvedores –  Beatriz da Silva, Anderson Macedo e Hítalo Gomes – conquistaram ingressos para a edição 2024 do Web Summit Rio e bolsas do curso “Futuros Plurais: lidando com processos de mudança”, lançado pelo Senac RJ, em parceria com o Learning Village, durante o festival.

O diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, avaliou positivamente os resultados do festival. “O futuro do trabalho é aqui e agora. Esse mote adotado pelo Senac Rio Summit reflete a realidade do mercado de trabalho atual. Com a disseminação da tecnologia em nosso cotidiano e, mais recentemente, com o advento da Inteligência Artificial, não apenas novas e diversas profissões têm surgido com muita rapidez, mas a tecnologia já perpassa o fazer profissional de áreas tradicionais, como saúde, comércio, turismo, serviços, educação. Temos a convicção de que as discussões apresentadas nesta primeira edição do Senac Rio Summit cumpriram o objetivo de contribuir para a inclusão digital e abrir o diálogo com os futuros profissionais que atuarão no ecossistema de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro”, disse.

Durante os cinco dias de evento, cerca de 200 caravanas vindas de 30 municípios do estado, trouxeram aproximadamente 6.200 jovens vindos, em sua maioria, de instituições de ensino público ou, ainda, de unidades do Senac RJ para participarem das atividades. Mais de 50 mentorias foram realizadas pelo Sebrae. Foram mais de 220 palestrantes e 40 horas de compartilhamento de experiências e conhecimento para um público em condições socioeconômicas menos favorecidas.

O objetivo foi contribuir para a inclusão digital, atrair e desenvolver os futuros profissionais que atuarão no ecossistema de Tecnologia e Inovação que está sendo criado no Rio de Janeiro. Gratuito e voltado para quem já trabalha, quem deseja trabalhar com tecnologia e com as novas profissões que estão surgindo, a iniciativa apresentou discussões e novidades sobre inovação, tecnologia, novas profissões, mercado de trabalho, entre outros temas. O Senac Rio Summit foi promovido pelo Senac RJ. A Fecomércio RJ e o Sesc RJ foram parceiros institucionais do evento, que contou também com os patrocínios do Sebrae, Senac Departamento Nacional e Invest.Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro.