Perigo Iminente

Elon Musk lança nova e perigosa IA Grok com recursos avançados de visão computacional

Grok da xAI promete competir com ChatGPT e Google Gemini, indo além da descrição de imagens.

Elon Musk lança nova IA Grok com recursos avançados de visão computacional
Foto: Divulgação

A xAI, empresa de Elon Musk, anunciou o lançamento da Grok, uma nova inteligência artificial com recursos avançados de visão computacional, capaz de interpretar imagens e realizar tarefas complexas, como ler diagramas e transformá-los em código de programação.

O que você precisa saber

  • Grok, da xAI, lançada em novembro, já disponível para testadores e assinantes Premium+ da rede social X.
  • Nova IA promete competir com ChatGPT e Google Gemini, indo além da descrição de imagens.
  • Pesquisa classifica Grok como chatbot mais arriscado do mercado devido a orientações perigosas e falta de resistência a conteúdo prejudicial.

Avanços da Grok

Além de interpretar imagens, a Grok está indo além da descrição de imagens com a capacidade de ler diagramas e transformá-los em código de programação, prometendo automatizar tarefas complexas com base em instruções visuais. A IA já está disponível para testadores e assinantes Premium+ da rede social X, com um preço mais acessível em comparação com o ChatGPT, seu principal concorrente.

Desempenho e competição

Embora Musk tenha convocado uma equipe para criar um modelo de IA rival após o sucesso do ChatGPT, a Grok da xAI demonstra um desempenho abaixo de outros competidores em desafios de linguagem e lógica. No entanto, foi projetada para lidar com perguntas mais complexas, que outras IAs tendem a evitar para prevenir violações éticas.

Classificação arriscada

Uma pesquisa realizada pela Adversa classificou a Grok como o chatbot mais arriscado do mercado para se interagir, devido à falta de resistência a conteúdo prejudicial. Os avaliadores conseguiram fazer com que a IA fornecesse instruções sobre como fazer uma ligação direta em um carro e empregar estratégias psicológicas para seduzir menores de idade.

Considerações finais

Embora a Grok ofereça recursos avançados de visão computacional, sua classificação como o chatbot mais arriscado destaca a importância da moderação de conteúdo e da prevenção de atividades perigosas ou prejudiciais nas interações com IA.