Racismo é Crime

Rio de Janeiro cria Dia de Combate ao Racismo Recreativo

Lei sancionada pelo governador Cláudio Castro estabelece 16 de maio como data para conscientizar sobre o preconceito camuflado de humor

Rio de Janeiro cria Dia de Combate ao Racismo Recreativo
Foto: Banco de Imagem

O Rio de Janeiro criou o Dia de Combate ao Racismo Recreativo. A Lei nº 10.148/23, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial de terça-feira (24/10).

O racismo recreativo é caracterizado pelas atitudes camufladas de piada, humor hostil e brincadeiras disfarçadas de ofensas contra pessoas negras. É uma prática reproduzida, por exemplo, em estádios de futebol para diminuir jogadores negros como forma de entreter e divertir a torcida adversária. Também visto em palcos de stand up comedy, o preconceito recreativo costuma colocar as vítimas no papel de incompetentes e reforçar estereótipos.

A data será celebrada, anualmente, em 16 de maio. Foi nesta data que a justiça de São Paulo, a pedido do Ministério Público, retirou um show do humorista Léo Lins das plataformas digitais por conter conteúdo racista e de incitar ao preconceito e ao ódio às minorias.

A criação do Dia de Combate ao Racismo Recreativo é uma importante iniciativa para conscientizar sobre esse tipo de preconceito, que é muitas vezes invisibilizado. A data é uma oportunidade para promover debates e ações para combater a discriminação racial, em todas as suas formas.