Reduçao no Prazo

Fiação de postes no RJ deverá ser alinhada ou retirada em 180 dias

Lei reduz prazo de adequação de cabos em postes

Fiação de postes no RJ deverá ser alinhada ou retirada em 180 dias
Foto: Banco de Imagem

O governador Cláudio Castro sancionou uma lei que reduz o prazo para a adequação da fiação de postes no Rio de Janeiro. A medida foi publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (25).

A lei, de autoria dos deputados Júlio Rocha (AGIR), Carlos Minc (PSB), Felipinho Ravis (SDD) e Índia Armelau (PL), determina que as concessionárias e permissionárias de serviço público, bem como qualquer empresa privada que utilize fios em postes de sustentação, deverão realizar o alinhamento dos cabos que estão em uso ou a retirada daqueles que se encontram inutilizados em um prazo de 180 dias.

A Lei, na prática, diminui o prazo para a adequação dos postes, que era de dois anos, segundo a Lei 8.588/19. A norma em vigor já obrigava o alinhamento ou retirada dos fios.

A medida é uma resposta às reclamações da população sobre poluição visual e perigo. Segundo o deputado Júlio Rocha, que é autor do projeto, “não tinha sentido um prazo tão grande para tirar fios em desuso, que além de causarem poluição visual, também são perigosos para a população”.

A lei entra em vigor em 15 dias após a sua publicação.