Rede de Apoio

Caso Padre Alexandre Paciolli: Me Too Brasil acompanha a vítima e recebe novas denúncias

A ONG presta apoio vítima que sofreu importunação sexual e estupro. Contatos podem ser realizados pelo telefone 0800 020 2806 e pelo site da organização

Me Too Brasil lança 0800 no Dia da Mulher para ampliar acesso a atendimento e acolhimento
Foto: Reprodução

A organização Me Too Brasil fez a denúncia contra Padre Alexandre Paciolli e se coloca à disposição para auxiliar outras possíveis vítimas do religioso com apoio jurídico, psicológico e socioassistencial. Ele foi preso nesta semana (3), em Fortaleza, por crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável cometidos contra uma mulher em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. As denúncias podem ser feitas através do telefone 0800 020 2806 ou no site da organização.

Segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), há suspeitas de outros casos de violência sexual cometidos por Paciolli nos estados de Minas Gerais e São Paulo, e até na Colômbia, e que há suspeitas de vítimas que acionaram a Arquidiocese do Rio de Janeiro por abusos. O religioso já exerceu funções como reitor da Igreja da PUC-RJ e foi responsável pela Igreja de São José, na Zona Sul do Rio, além de ter sido apresentador de programas de televisão na TV Canção Nova.

A advogada voluntária pelo Me Too Brasil, Pâmela Martinelli, uma profissionais que prestou atendimento à denunciante, destaca que novos casos fortalecerão o processo, pois podem corroborar o modus operandi e o comportamento criminoso. Segundo ela, a vítima se apresentou desacreditada à organização e agora espera por justiça. Além dela, participaram do atendimento a advogada Luciana Terra, a psicanalista Sidineia Caetano, e a assistente social Sandra Carvalho.

A presidente da organização, Marina Ganzarolli, destaca a condição de vulnerabilidade de vítimas frente a predadores sexuais em série, principalmente aqueles protegidos por dinâmicas de poder. “ É muito difícil para a vítima romper o silêncio sem nenhum tipo de suporte, principalmente em se tratando de criminosos que são lideranças religiosas ou que estão em posição de poder. Neste caso, foi realizado um trabalho de acolhimento conduzido pela equipe psicológica, jurídica e assistencial, um trabalho longo de acompanhamento para que pudéssemos chegar nesse ponto onde estamos.”, comentou.

A presidente da entidade reforça que a prisão do religioso foi resultado da atuação colaborativa da sociedade civil, por meio da ONG e do sistema de justiça. “A atuação conjunta foi fundamental para uma resposta eficaz e a possibilidade de se buscar a justiça neste caso”, destaca Ganzarolli. A prisão foi efetuada a partir da expedição do mandado de prisão pela 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo, a pedido do MPRJ, após investigações conduzidas pela Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo.

Me Too Brasil

Inspirado e influenciado pelo movimento #MeToo, fundado por Tarana J. Burke nos Estados Unidos, o Me Too Brasil é uma organização que atua contra o assédio e o abuso sexual. Seu objetivo é amplificar a voz das vítimas e oferecer acolhimento por meio de apoio psicológico, jurídico, assistencial e orientação às sobreviventes, além de tomar as medidas necessárias em conjunto com as autoridades competentes.