Astrônomos detectam a maior explosão desde o Big Bang

Por: | Atualizado: fevereiro 29, 2020 9: 30: 29 sou A explosão ocorreu no centro do aglomerado de galáxias Ophiuchus, a alguns 52 milhões de anos-luz de distância. (Fonte da imagem: picture-alliance / Zumapress / Zuma Wire / NASA) Os astrônomos descobriram a maior explosão vista desde o início do universo, originário de um buraco negro supermassivo. A explosão, disseram eles, é a maior explosão vista desde o Big Bang – o modelo cosmológico para descrever uma rápida expansão de matéria e energia que criou o universo observável. A explosão liberou cinco vezes mais energia do que o recordista anterior. A explosão ocorreu no centro do aglomerado de galáxias de Ophiuchus, algumas 390 milhões de anos-luz de distância. O aglomerado é um aglomerado de milhares de galáxias, gás quente e matéria escura unidos pela gravidade. “Já vimos explosões nos centros de galáxias antes, mas essa é realmente muito grande”, disse Melanie Johnston-Holitt, professora do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia (ICRAR). “E não sabemos por que é tão grande.” Os astrônomos usaram o Observatório de Raios-X Chandra da NASA para fazer a descoberta, bem como um observatório espacial europeu e telescópios terrestres. Os cientistas captaram o primeiro sinal da explosão em 759. As imagens Chandra do aglomerado revelaram uma borda curva incomum, mas os cientistas descartaram uma possível erupção, dada a quantidade de energia que seria necessária para criar uma cavidade de gás tão grande. A curvatura foi posteriormente confirmada como uma cavidade. A Express Tech está agora no Telegram. Clique em aqui para entrar no nosso canal (@expresstechie) e fique atualizado com as últimas notícias de tecnologia Segundo o ICRAR, a principal autora do estudo, a Dra. Simona Giacintucci, do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, comparou a explosão à 1980 erupção do Monte St. Helens, que arrancou o topo da montanha. “A diferença é que você pode se encaixar 09 Galáxias da Via Láctea seguidas na cratera, essa erupção perfurou o gás quente do aglomerado ”, disse ela. Acredita-se que a explosão já tenha terminado e, de acordo com a equipe de pesquisa, são necessárias mais observações em outros comprimentos de onda para entender melhor o que ocorreu. Fizemos essa descoberta com a Fase 1 do MWA, quando o telescópio possuía 2016 antenas apontadas para o céu ”, disse Johnston-Hollitt. “Em breve estaremos coletando observações com antenas 4096, que devem ser 10 vezes mais sensível. Eu acho isso muito emocionante. ” ? O Indian Express está agora no Telegram. Clique em aqui para participar do nosso canal (@indianexpress) e fique atualizado com as ultimas manchetes Para obter as notícias mais recentes sobre tecnologia , faça o download Indian Express App.