Observação

Eclipse solar total em 2024: como observar e próximos eventos astronômicos

Saiba mais sobre o eclipse solar total que acontece nesta segunda-feira e como acompanhar a transmissão ao vivo

Eclipse total do Sol acontece na segunda; saiba como ver pela internet
Foto: Reprodução Youtube

Nesta segunda-feira (8), ocorrerá um eclipse solar total, visível nos três países da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) e de forma parcial em quase toda a América Central e em uma faixa da Europa Ocidental.

No entanto, o fenômeno não poderá ser observado no Brasil, pois a América do Sul não está na trajetória do eclipse.

O que você precisa saber

  • O eclipse solar total ocorrerá nesta segunda-feira (8) e será visível nos países da América do Norte e parcialmente em outras regiões.
  • O Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do fenômeno a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube.
  • É fundamental usar filtros apropriados para observar o eclipse, pois olhar diretamente para o Sol sem proteção pode causar danos à visão.

O fenômeno do eclipse solar total

Um eclipse solar total se dá quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. De acordo com o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52, no horário do Brasil. Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão no norte do México, no Texas, no sul dos EUA e o leste do Canadá.

Transmissão ao vivo pelo Observatório Nacional

Para permitir que os brasileiros acompanhem as fases do fenômeno, o Observatório Nacional (ON) realizará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube. A transmissão em tempo real mostrará todas as fases parciais do eclipse, dependendo das condições climáticas em cada localidade.

Durante a transmissão, os astrônomos amadores e profissionais envolvidos no projeto também abordarão temas como astronomia, astrofísica, telescópios e captura de imagens astronômicas, proporcionando uma experiência semelhante às observações presenciais promovidas.

Segurança ao observar o eclipse

O Observatório Nacional destaca a importância de usar filtros apropriados para observar o eclipse, pois olhar diretamente para o Sol sem proteção pode causar danos permanentes à visão, como a queima da retina. Óculos de sol comuns, chapas de raio-X e lentes não são seguros para esse fim, assim como binóculos, telescópios ou qualquer instrumento óptico sem os filtros corretos.

A orientação é usar filtros apropriados e não olhar diretamente para o Sol por mais de cerca de 20 segundos seguidos, garantindo a segurança durante a observação do fenômeno.

Próximos eventos astronômicos

Além do eclipse solar total, outros eventos astronômicos estão previstos para este ano. Em 8 de abril, haverá a Super Lua Nova e uma chuva de meteoros que atingirá o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador. Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. O próximo eclipse solar total visível no Brasil ocorrerá em 12 de agosto de 2045, com ápice previsto para ocorrer às 16h19, com o disco solar coberto em sua totalidade por 2 minutos e 44 segundos.