Preservação

Projeto de lei propõe a não utilização de plástico de uso único na Baía de Paraty

A proposta foi apresentada na Câmara Municipal da cidade e aguarda votação em Plenário

Apresentação dos resultados do projeto Paraíso Lixo Zero, em Paraty
Apresentação dos resultados do projeto Paraíso Lixo Zero, em Paraty

Paraty se prepara para entrar em uma nova fase com relação à preservação ambiental. O município irá votar nos próximos dias projeto de lei de autoria do vereador Lucas Cordeiro (PSB-RJ), que dispõe sobre a não utilização de plástico de uso único na Baía de Paraty, em áreas protegidas e nas cachoeiras da região. O documento também prevê a substituição desse tipo de plástico por descartáveis de material comprovadamente biodegradável, assim como os que estão aptos à decomposição natural, como papel e papelão.

Além disso, o projeto de lei incentiva a transição para uma economia circular na localidade e prevê que o município deverá promover campanhas de conscientização e de educação ambiental voltadas para a população local, turistas e estabelecimentos comerciais.

Uma das medidas que já vem sendo implementada na região é o projeto Paraíso Lixo Zero, promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A entidade esteve presente nos últimos três meses em Paraty desenvolvendo junto à comunidade local medidas concretas e ações imediatas para reduzir significativamente a geração de resíduos sólidos a partir de educação, metodologia e comunicação através da promoção de práticas sustentáveis.

A ação foi encerrada no último dia 2 com evento na Casa de Cultura de Paraty, contando com a presença de autoridades, empreendedores e comunidade local.

Durante a apresentação dos resultados, foram compartilhadas histórias inspiradoras de indivíduos e empresas que desempenharam um papel crucial na execução do projeto. Estiveram presentes, por exemplo, a Pousada Recanto e o Restaurante Amaré, que estão desenvolvendo projetos experimentais com composteiras para transformação de resíduos orgânicos em nutrientes para o solo, além do Balacobacco Beach Bar, que está trabalhando a separação de resíduos sólidos e o encaminhamento dos recicláveis para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paraty; e o Bar do Nelson, que atua na separação de resíduos em múltiplas frações e receberá apoio no desenvolvimento da comunicação visual.

A ação se espelha em iniciativas como o Decreto Noronha Plástico Zero, implementado na ilha em 2019 e que proíbe o uso e a comercialização de descartáveis plásticos de uso único. Noronha foi o primeiro território plástico zero do país e serviu de inspiração para várias outras frentes de ação no sentido de diminuir a geração de resíduos sólidos. Outras localidades como Jericoacoara e Arraial do Cabo também já adotam medidas semelhantes para promover a sustentabilidade em suas praias.

“A construção de um futuro idealizado por todos depende de cada um de nós. Não é uma tarefa fácil, mas há esperança, respeito e uma profunda admiração por Paraty que nos une. Com educação, conscientização, colaboração e respeito, podemos transformar Paraty em um Paraíso Lixo Zero, uma referência para outras cidades. Juntos, podemos e iremos construir a Paraty do futuro que todos sonhamos”, disse Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil.

Para saber mais:

O que é plástico de uso único?

plástico de uso único é todo produto plástico feito com intuito de ser usado apenas uma vez e descartado logo em seguida. Este tipo de lixo plástico pode ficar apenas alguns minutos ou segundos na mão de um indivíduo, para, imediatamente, se tornar um resíduo, como, por exemplo, mexedor e copinho de café.