Formigas "escravizam" plantas para cultivar fungos

Estudo revela que insetos manipulam brotos de plantas para criar ambiente ideal para produção de alimento.

Cientistas descobrem que formigas "escravizam" plantas para cultivar fungos
Foto: Reprodução

Imagine um mundo onde as formigas não apenas coletam alimentos, mas também os cultivam. Essa realidade não é tão distante quanto se imagina.

Um estudo recente publicado na revista Nature revelou que algumas espécies de formigas desenvolveram uma relação simbiótica com plantas, manipulando-as para criar o ambiente ideal para o cultivo de fungos, que servem como seu principal alimento.

O que as formigas fazem?

As formigas da espécie Atta cephalotes, por exemplo, cortam brotos de plantas e os levam para seus ninhos. Lá, elas os depositam em um ambiente úmido e escuro, ideal para o crescimento de fungos. As formigas então “cultivam” esses fungos, podando-os e controlando seu crescimento.

Benefícios para as formigas

Os fungos cultivados pelas formigas fornecem uma fonte rica de nutrientes, essenciais para o desenvolvimento da colônia. Além disso, os fungos também ajudam a proteger as formigas de doenças e parasitas.

Benefícios para as plantas

Embora as plantas sejam manipuladas pelas formigas, elas também se beneficiam dessa relação. As formigas podam os brotos das plantas, o que pode estimular o crescimento de novas folhas e galhos. Além disso, as formigas também protegem as plantas de herbivoros.