Aglomerado Estelar Globular

Aglomerado Estelar Globular MACS0416 e a Fascinante "Mothra"

Descubra a galáxia de fundo ampliada por lentes gravitacionais em um aglomerado estelar globular

Cluster de galáxias MACS0416 com extração Mothra - Créditos: NASA, ESA, CSA

O aglomerado de galáxias MACS0416 é um ponto de observação fascinante no universo, revelando descobertas notáveis que ampliam nosso entendimento do cosmos.

Cluster de galáxias MACS0416 com extração Mothra

Nesta imagem deslumbrante, destacamos uma galáxia de fundo ampliada por lentes gravitacionais, cuja existência remonta a cerca de 3 bilhões de anos após o big bang. Essa galáxia abriga um objeto transiente, cujo brilho varia ao longo do tempo, e foi carinhosamente apelidado de “Mothra”.

A equipe científica por trás dessa observação acredita que Mothra não é apenas ampliada pela gravidade do aglomerado de galáxias MACS0416, mas também por um fenômeno conhecido como “mili-lente”, que é igualmente impressionante.

O Que é um Aglomerado Estelar Globular

Definição de Aglomerado Estelar Globular:

• Aglomerados estelares globulares são agrupamentos densos de estrelas que orbitam em torno de uma galáxia, como a nossa Via Láctea.
  • Eles geralmente contêm centenas de milhares a milhões de estrelas, todas mantidas juntas pela gravidade.

Papel na Pesquisa Astronômica:

• Aglomerados estelares globulares fornecem pistas valiosas sobre a formação e a evolução das galáxias e do próprio universo.

A Descoberta de “Mothra”

A Galáxia de Fundo Ampliada:

• Nesta imagem de MACS0416, “Mothra” é uma galáxia de fundo ampliada por lentes gravitacionais, cuja luz viajou por bilhões de anos até chegar até nós.

O Objeto Transiente:

• “Mothra” é um objeto que varia em brilho observado ao longo do tempo, intrigando os cientistas.

Amplificação pela Gravidade:

• A gravidade do aglomerado de galáxias MACS0416 desempenha um papel fundamental na ampliação de “Mothra”, tornando-a visível mesmo a essa distância cósmica.

A Intrigante Mili-Lente:

• Além da influência gravitacional do aglomerado, a equipe acredita que um fenômeno conhecido como “mili-lente” também contribui para a ampliação de “Mothra”. Esta mili-lente é tão massiva quanto um aglomerado estelar globular, o que a torna igualmente notável.

A observação do aglomerado estelar globular MACS0416 e da galáxia “Mothra” oferece um vislumbre de um passado distante e de fenômenos astronômicos extraordinários. Ela nos lembra da infinita complexidade e beleza do universo, despertando a curiosidade de cientistas e entusiastas da astronomia.