Como evitar o vazamento de dados pelo seu celular?

O vazamento de dados tem vindo a preocupar muitos usuários. Conheça aqui várias formas de proteger seu celular.

O celular smartphone é, sem dúvida, uma das grandes invenções do século XXI, com milhões de pessoas os utilizando diariamente, por motivos pessoais e/ou de trabalho.

De acordo com uma pesquisa da GlobalWebIndex, num espectro de  170 mil adultos  em 32 mercados, cerca de 80% de adultos em todo o mundo usam smartphones, e 75% destes têm acesso à internet móvel.

Com isto, a necessidade de fazer um uso seguro desses celulares aumentou. É que, para além de ser mais fácil aceder a smartphones, não há nada melhor, para um hacker, do que um celular que contenha dados pessoais e informações sobre trabalho (como dados de empresa e de clientes): o chamado «vazamento de dados 2 em 1». 

Se você trabalha e usa um celular, você pode ser um alvo de vazamento de dados. Compreenda o significado e as causas que levam à sua existência, e como se poderá prevenir.

  1. O que é um vazamento de dados?

Se você é uma pessoa atenta, provavelmente ouviu falar do vazamento de dados do Facebook (87 milhões de dados vazados), da Netflix, LinkedIn e outros (1,4 bilhão de senhas vazadas) e/ou da Uber (57 milhões de dados vazados). 

O vazamento de dados é uma transmissão não autorizada de dados sensíveis através da internet, ou de dispositivos externos como USBs, discos externos ou computadores.

Normalmente, o vazamento de dados está ligado a ataques cibernéticos, provenientes de hackers, que intercetam e-mails e mensagens de usuários e ameaçam tornar seus conteúdos públicos se estes não pagarem determinado montante, roubam sua identidade e/ou apagam dados do sistema para depois pedirem aos usuários um valor de resgate. Este vazamento pode ser feito através de computador ou celular, sendo este último mais fácil de acessar, por causa dos aplicativos que você baixa.

No entanto, um vazamento de dados também pode ocorrer inadvertidamente, devido a más práticas de segurança ou a uma atividade acidental do usuário.

Um vazamento de dados pode ocorrer devido a fragilidades como as seguintes:

  • Credenciais/Senhas fracas ou roubadas;
  • Vulnerabilidade de aplicativos;
  • Existência de malwares (softwares maliciosos que usuários baixam sem saber e que afetam o sistema do celular ou do computador);
  • Mensagens atrativas e fraudulentas;
  • Celular ou computador com demasiadas permissões de acesso;
  • Ataques ao sistema, através de e-mails, wi-Fi, aplicativos instalados e/ou ficheiros guardados; 
  • Configurações de celular erradas.

Por isso mesmo, reunimos para você um conjunto de sugestões práticas que pode seguir se quiser proteger seu dispositivo.

  1. Como proteger seu celular?                               

O vazamento de dados é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Este não afeta apenas pessoas individuais, mas também as empresas, pequenas ou grandes, que acabam por ser obrigadas a proteger os seus sistemas.

Se quer evitar o vazamento de dados e proteger seu celular, deve seguir os seguintes passos:

  1. Não abra mensagens/e-mails suspeitos ou desconhecidos

Aprenda a distinguir e-mails falsos e e-mails fidedignos. Normalmente, os e-mails falsos contêm erros de gramática e/ou endereços de e-mail duvidosos, pedindo que lhes conceda suas informações pessoais ou que efetue algum pagamento urgentemente. Sempre que algum e-mail lhe pareça falso, pesquise no google o assunto e veja se não será uma tentativa de fraude comum!

  1. Escolha senhas fortes

Defina senhas com caracteres especiais, números e/ou letras maiúsculas e minúsculas, para cada conta. Não use a mesma senha para todas as contas, e mantenha sempre uma senha única para os aplicativos mais importantes (como seu servidor de e-mail ou aplicativo bancário). Pode também, se quiser, desbloquear seu celular através de reconhecimento facial ou impressão digital, ou usar gerenciadores de senhas para usar várias senhas distintas sem se esquecer de nenhuma.

  1. Use uma autenticação de dois fatores 

Opte por uma autenticação de dois fatores. Assim, sempre que digitar suas credenciais de acesso, também lhe será enviado um código para o seu celular a fim de confirmar sua identidade.

  1. Atualize o seu celular

Cada sistema operativo lança periodicamente novas atualizações com vista a resolver bugs e demais problemas de segurança. Por isso, é importante ter sempre o celular atualizado na sua última versão.

  1. Faça cópia dos dados

Não espere pelos hackers e guarde sempre os seus dados noutro local, por exemplo, num disco externo. Assim, caso estes apaguem os ficheiros do seu celular, pelo menos não desaparecem realmente.

  1. Tenha cuidado com os aplicativos 

É preciso ter cuidado com os aplicativos que você baixa e com suas permissões de segurança. Embora muitas lojas, como a Google Play Store e a Apple Store, procurem conter apenas aplicativos seguros, há sempre o risco de estes importarem algum componente de risco. 

Assim, se você baixar da loja de seu celular, procure ler resenhas e tenha cuidado com as informações que coloca. Se baixar aplicativos sem ser a partir da loja, note que estes podem importar vírus e malwares prejudiciais à saúde de seu celular.

  1. Use Wi-Fis seguros

Procure optar por Wi-Fis seguros e evite acessar aplicativos com dados importantes através de Wi-Fis públicos

  1. Instale um antivírus 

Não há maior inimigo de vírus e malwares, que invadem seus dispositivos com vista a vazar suas informações pessoais, do que um antivírus! 

Um antivírus é um programa que identifica e interceta ficheiros, programas e aplicativos maliciosos, impedindo que estes prejudiquem e causem danos no seu celular. Se estiver curioso sobre qual escolher, pode conferir estes programas de antivírus completamente gratuitos para o Windows e seu celular.

A instalação de um antivírus é, sem dúvida, um dos passos essenciais a dar para evitar o vazamento de dados, fortalecer a segurança de seu celular e diminuir as vulnerabilidades do sistema.

  1. Experimente uma VPN

Você já ouviu falar de uma VPN? A VPN (i.e., «Rede Privada Virtual») oculta seu endereço IP, permite seu acesso a conteúdo de qualquer parte do mundo (diga adeus às restrições da Netflix!) e impossibilita que hackers possam acessar seu sistema. 

Juntamente com o programa de antivírus, estes são talvez os métodos de proteção mais importantes.

Conclusão

O vazamento de dados pode nos causar graves consequências, como o desaparecimento dos dados, o pagamento de resgate para os recuperar e até mesmo sua disponibilização  na internet, para todo o mundo acessar.

Compete a nós proteger nossos celulares dos hackers, adotando medidas de segurança e/ou instalando programas de proteção, como um antivírus ou um VPN.