Rio de Janeiro registra chuva forte em vários bairros durante a madrugada

Conforme previsto pelo Sistema Alerta Rio, o município do Rio de Janeiro foi atingido por uma forte chuva durante a madrugada deste sábado (8/4). A cidade entrou em Estágio de Mobilização às 2h, e o maior acumulado pluviométrico foi registrado em Santa Teresa (74,8mm), entre 0h e 9h. Já o maior acumulado chuvoso no período de uma hora foi verificado no bairro do Grajaú (42,0mm), às 4h.

Ainda durante a madrugada, equipes operacionais foram mobilizadas a partir do Centro de Operações Rio para que pudessem minimizar os transtornos para os cariocas nas ruas. Aproximadamente 350 agentes, entre servidores da Comlurb, Secretaria de Conservação, Defesa Civil, Guarda Municipal e operadores da CET-Rio ainda atuam para eliminar bolsões d’água, limpar algumas vias e orientar motoristas em cruzamentos com problemas semafóricos em decorrência da chuva.

A Defesa Civil Municipal foi acionada para realizar quatro vistorias (até o momento). Não houve acionamento de sirenes e nem interdições de imóveis. Em caso de emergência, o cidadão deve ligar para o número 199. Para se cadastrar para receber informações sobre a previsão do tempo por mensagem de texto, o cidadão deve enviar o número do seu CEP para o telefone 40199 por meio do SMS.

Mais de 20 bolsões d’água foram contabilizados pelas ruas do Rio. No momento, ainda há bolsões em bairros como Tijuca, Vicente de Carvalho, Recreio, Barra da Tijuca e Lagoa. Os motoristas devem redobrar a atenção. Também não foi preciso acionar o protocolo de fechamento de vias como a Estrada das Furnas e a Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Houve quatro quedas de árvores no Rio.

Vale lembrar que a previsão é de chuva fraca/moderada nas próximas horas. O cidadão deve manter-se informado. Para isso, basta seguir o Centro de Operações Rio por meio das redes sociais (@OperacoesRio) ou buscar informações pelo site e pelo aplicativo do COR (cor.rio).

Veja abaixo os maiores acumulados pluviométricos

Maiores acumulados em 15min:
18,6 mm – Piedade – 3h30
18,0 mm – Guaratiba – 1h30
16,0 mm – Grajaú – 3h45

Maiores acumulados em 1h:
42,0 mm – Grajaú – 4h
41,6 mm – Urca – 4h15
37,2 mm – Laranjeiras – 4h15

Maiores acumulados entre 0h e 9h:
74,8 mm – Santa Teresa
73,8 mm – Jardim Botânico
73,0 mm – Urca