Dia Mundial da Reciclagem

RJ recebe mutirão de limpeza no Aterro do Flamengo

No Dia Mundial da Reciclagem, Movimento Plástico Transforma se junta a SOLOS e realiza mutirão de limpeza no Rio de Janeiro

Mutirão realizado pelo Movimento Plástico Transforma na praia de Copacabana em 2023 - Foto: Divulgação Movimento Plástico Transforma
Mutirão realizado pelo Movimento Plástico Transforma na praia de Copacabana em 2023 - Foto: Divulgação Movimento Plástico Transforma

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS e a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará, na sexta-feira, 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, a partir das 8h30, um mutirão de limpeza na orla do Aterro do Flamengo. A ação contará com a presença de 90 voluntários (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS, startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos e redução do desperdício.
 

A iniciativa, que acontece pela primeira vez de maneira simultânea em três cidades do Brasil (Rio de Janeiro, Salvador e Vitória), visa reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida nas cidades. Para isso, os voluntários participarão de uma “Gincana Sustentável” e na sequência serão divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para uma cooperativa parceira, tornando-se renda para catadores e matéria-prima para novas aplicações.

Segundo Fernanda Maluf, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população. “A realização de um mutirão de limpeza como este, na cidade do Rio de Janeiro e em mais de uma capital ao mesmo tempo, não apenas transforma o ambiente físico, mas também educa e sensibiliza a população sobre a importância da preservação ambiental. Ao participar ativamente na limpeza de espaços públicos, as pessoas se tornam agentes de mudança, compreendendo que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade coletiva.”
   ‌   

Para a fundadora da SOLOS, Saville Alves, realizar o mutirão de limpeza é uma oportunidade de impactar positivamente a conscientização ambiental. “Realizar essa ação em três cidades diferentes em conjunto com o Movimento Plástico Transforma e as prefeituras locais é um enorme prazer para nós dá SOLOS. Com esses mutirões, reforçamos a conscientização ambiental a fim de mostrar que a sustentabilidade é para todos. Além disso, ao limpar as praias, promovemos não apenas a preservação ambiental, mas também estimulamos o senso de comunidade e responsabilidade coletiva. A participação da SOLOS nesse mutirão é crucial para colocarmos em prática nosso grande sonho de fazer a reciclagem acontecer no Brasil, de forma justa e inclusiva”.
   ‌   

A proposta é que ao fim da ação as crianças e jovens de escolas públicas participantes, possam criar uma nova perspectiva de cidadania e contribuam ativamente para a limpeza deste cartão postal e se tornem multiplicadores em suas casas e comunidades. Ações transformadoras como estas, mostram a relevância da preocupação com o meio ambiente, impactando não apenas socialmente, mas também contribuindo para diminuir os impactos das mudanças climáticas.
   ‌   

Além desta ação nas três capitais, o Movimento Plástico Transforma já realizou mutirões de limpeza no Porto da Barra, em Salvador, que contou com mais de 80 voluntários e recolheu cerca de 40 quilos de resíduos; no Lago Guaíba, em Porto Alegre, com cerca de 60 voluntários e recolheu mais de 46 quilos de resíduos e outras duas edições no Rio de Janeiro: uma na Praia de Copacabana, que reuniu mais de 90 voluntários com recolhimento de 68 quilos de resíduos, e outra na Praia do Leme, em que 60 voluntários recolheram 80 quilos de resíduos.
   ‌   

Locais e horários da ação

Mutirão de limpeza e sensibilização 
Data: 17 de maio – 08:30h às 12:00h
Local: Aterro do Flamengo – no Rio de Janeiro (RJ).
Ponto de encontro: Praia do Aterro do Flamengo, entre o posto 1 e 2

Sobre o Movimento Plástico Transforma

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.
   ‌   

Sobre a SOLOS

A SOLOS é uma startup nordestina de impacto socioambiental voltada para superar os desafios da economia circular. A empresa atua junto aos setores público e privado no desenvolvimento de projetos que otimizam o processo de reciclagem, inserindo-o na vida das pessoas. Por meio de suas operações, a companhia promove o descarte correto de embalagens pós-consumo, melhorando a vida de todos: dos catadores às tartarugas marinhas. Em seis anos, a empresa tem como clientes marcas como Ambev, Braskem, Heineken, Ifood, Nubank e Coca-Cola e coletou mais de 1400 toneladas de resíduos, gerando R$3.6 milhões em renda para os catadores. No mercado de impacto, a SOLOS já recebeu o Prêmio Nacional de Inovação, sendo reconhecida em 2023 como pequena empresa que mais inova em sustentabilidade e lugar como Membro da Associação Brasileira de Empresas de Logística Reversa (ABELORE; 2023)