Quadrilha

MPRJ prende 13 policiais militares acusados de corrupção e peculato

Operação Descobre Organização Criminosa Dentro do Batalhão de Belford Roxo

Polícia Militar do Rio de Janeiro
Polícia Militar do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – O Ministério Público do Rio de Janeiro prendeu 13 policiais militares nesta terça-feira (14), acusados de integrarem uma organização criminosa dentro do batalhão da Polícia Militar de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. As prisões preventivas foram decretadas pela Justiça.

O que você precisa saber:
  • Prisões: 13 policiais militares detidos.
  • Acusações: Corrupção passiva e peculato.
  • Local: Batalhão da Polícia Militar de Belford Roxo.
  • Anos dos crimes: 2019 e 2020.
  • Consequências: Procedimentos administrativos disciplinares e possível demissão.

Detalhes da Investigação

Os crimes foram descobertos após a análise do celular de Julio Cesar Ferreira dos Santos, denunciado por duplo homicídio. A investigação revelou uma organização criminosa composta por PMs do Setor Alfa do 39º batalhão, que extorquiam comerciantes e mototaxistas, além de desviar drogas, armas, celulares e peças de veículos apreendidos para venda sem apresentação na delegacia.

Prisões e Procedimentos

Os policiais presos foram conduzidos à Unidade Prisional da Polícia Militar em Niterói. Todos enfrentarão procedimentos administrativos disciplinares que podem resultar em demissão.

“Caso a denúncia em pauta seja comprovada no decorrer do processo apuratório, os envolvidos serão punidos com o rigor previsto no regulamento interno da corporação”, afirmou a Secretaria de Estado de Polícia Militar em nota.