Semana dos Direitos Humanos na Maré: Fortalecendo laços e construindo narrativas

Caminhadas, Congressos e Feira: A Redes da Maré promove uma semana intensa de atividades para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Imagem: Reprodução Redes da Maré
Imagem: Reprodução Redes da Maré

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Redes da Maré prepara uma semana repleta de atividades significativas.

Entre os dias 4 e 9 de dezembro, a comunidade se unirá em uma articulação única, envolvendo projetos e instituições dedicados à defesa dos Direitos Humanos.

Caminhadas, congressos e uma feira compõem uma programação diversificada que visa não apenas celebrar, mas fortalecer os laços e construir narrativas que ressoem na comunidade.

Formulário de Inscrição Semana dos Direitos Humanos na Maré


Caminhada Maré a Céu Aberto: Explorando Histórias e Desafios da Maré

  • Objetivo: Reflexão sobre a importância estratégica da Maré no contexto do Rio de Janeiro, explorando suas potências e desafios na promoção dos direitos humanos.
  • Ponto de Encontro: Passarela 8 – Av. Brasil, nº 5810, Baixa do Sapateiro

Programação – 04 de dezembro de 2023 – Segunda-feira

8h30min – Encontro e concentração na passarela 8, em frente à Rua Nova Jerusalém.

9h às 13h – Caminhada pela Maré. Roteiro: Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Nova Maré, Parque Maré, Nova Holanda, Rubens Vaz e Parque União. Guia: Ernani Alcides Alexandre.

II Congresso Falando sobre Segurança Pública com Crianças e Adolescentes da Maré

O Congresso Falando Sobre Segurança Pública com Crianças e Adolescentes da Maré é uma iniciativa da Redes da Maré que, desde 2022, desenvolve uma agenda voltada para a produção de conhecimento e construção de novas narrativas sobre segurança pública e temáticas afins, envolvendo crianças e adolescentes moradores da Maré.

Configura-se como um espaço de exposição de trabalhos, de integração entre crianças e adolescentes de diferentes áreas do conjunto de favelas, de troca de conhecimentos e experiências, de atividades culturais, de expressão política e de exercício da cidadania. A ideia de realizar um evento com este público vem no bojo do histórico da Redes da Maré, atuando com o público jovem e as crianças desde a sua fundação, em 2007. O sucesso da primeira edição mostra ser possível integrar esse público ao debate sobre segurança pública.

Local: Lona Cultural Herbert Vianna – R. Evanildo Alves, s/n, Nova Maré

Programação – 05 de dezembro de 2023 – Terça-feira

De 13h30 às 15h30 – Credenciamento geral.

13h30 às 14h30 – Apresentação dos trabalhos das crianças na primeira infância (EDI Moacyr de Góes).

16h às 17h – Apresentação dos trabalhos das crianças e adolescentes; apresentação da carta manifesto das crianças e adolescentes da Maré.

17h30 – Cortejo pelo direito à segurança pública na Maré.

18h – Encerramento.

II Congresso Falando sobre Segurança Pública na Maré

O Congresso Falando Sobre Segurança Pública na Maré é um espaço que vem promovendo diálogos sobre estratégias de enfrentamento às violências, compreendendo que a promoção do direito à segurança pública precisa ser pensada e construída de forma multidimensional e multiescalar, envolvendo todos os segmentos da sociedade civil e representantes do poder público.

Esse ano, nosso tema central tem a seguinte pergunta disparadora: Como construir estratégias de efetivação e promoção do direito à segurança pública e acesso à justiça em regiões da cidade onde as políticas públicas são historicamente negligenciadas pelo Estado? O congresso vai ser realizado na Maré, durante três dias consecutivos. A programação é composta por atividades temáticas, apresentação de conteúdos e reflexões sobre questões atinentes ao tema da segurança pública, direitos humanos e acesso à justiça, intervenções culturais e a produção da Carta da Segurança Pública.

Local: Centro de Artes da Maré – R. Bittencourt Sampaio, nº 181, Nova Holanda

Primeiro dia – 06 de dezembro de 2023 – Quarta-feira

Tema do dia: O cotidiano atravessado pela violência armada e a morte de homens, jovens e negros. Quem tem direito à memória? Quais são as estratégias de construção e consolidação de um direito à segurança pública efetivo, que preserve vidas?

08h – Credenciamento e café da manhã

De 09h às 16h – Abertura de espaço expositivo: Exposição Tecendo Dados.

Um espaço de troca com barracas onde as instituições parceiras no campo da segurança pública e acesso à justiça apresentarão os resultados de pesquisas e ações concretas.

Instituições participantes: Casa Fluminense, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC); Conexão G; Fogo Cruzado; Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), Movimentos e Redes da Maré.

De 09h às 11h – Mesa de Abertura: Testemunhos da Maré. Composição: Eliana Sousa Silva, Luiz Eduardo Soares e Bruna Silva.

De 11h às 13h – Trocas de saberes e experiências.

Apresentação dos trabalhos submetidos ao congresso por eixo temático.

De 13h às 14h – Almoço.

De 14h às 16h – Território de Partilha: O assassinato de jovens de favelas e periferias e a importância de um plano de redução da letalidade efetivo em ações policiais. Composição: Eliane de Lima, Denilson Araújo, Guilherme Pimentel e Thiago Torres. Mediação: Raquel Willadino.

De 16h às 18h – Oficina Memória e intervenção Urbana: a experiência da Azulejaria. Oficineira: Laura Taves.

Segundo dia – 07 de dezembro de 2023 – Quinta-feira

Tema do dia: As repercussões da violência armada nas múltiplas dimensões da vida e as possibilidades de estratégias de interrupção do ciclo de violências.

8h – Abertura e café da manhã

De 09h às 16h – Exposição Tecendo Dados.

Um espaço de troca com barracas onde as instituições parceiras no campo da segurança pública e acesso à justiça apresentarão os resultados de pesquisas e ações concretas.

Instituições participantes: Casa Fluminense, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC); Conexão G; Fogo Cruzado; Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), Movimentos e Redes da Maré.

De 9h às 11h – Roda de Conversa: Sistema prisional e Políticas de Drogas. Composição: João Marcos Buch, Odir Santos, Rachel Paula de Souza Machado e Taiguara Líbano. Mediação: Vanessa Lima.

De 11h às 13h – Oficinas concomitantes:

Perícia independente de reconstrução em 3D da cena do crime. Oficineira: Flávia Palladino;

Registro de violações em audiovisual. Oficineira: Vitória Sulocki.

De 13h às 14h – Almoço.

De 14h às 16h – Territórios de Partilha: O impacto da violência armada na trajetória de crianças e adolescentes moradoras de favelas. Composição: Daniel Nascimento Viana, Miriam Krenzinger, Mônica Pinto, Tainara Cardoso e Vitória Carvalho. Mediação: Camila Barros.

De 16h às 18h – Tecendo Redes: formas de acolhimento e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em favelas. Composição: Fernanda Andrade, Joyce Trindade e Matilde Alonso. Mediação: Isabel Barbosa.

18h – Lançamento do Livro Segurança Pública Baseada em Evidências. Autor: Alberto Kopittke.

Terceiro dia – 08 de dezembro de 2023 – Sexta-feira

Tema do dia: Construção de narrativas sobre as violências a partir de espaços populares e a consolidação da segurança cidadã como estratégias de enfrentamento às violências.

08h – Credenciamento e café da manhã

De 09h às 16h – Exposição Tecendo Dados.

De 09h às 11h – Roda de Conversa: Mídia, favela e legitimação da violência policial. Composição: Fausto Salvadori Filho, Daiene Mendes, Jéssica Pires e Vera Araújo. Mediação: Lola Ferreira.

De 11h às 13h – Territórios de Partilha: Grupos Armados e a Dinâmica da Violência no Território Brasileiro. Composição: Bruno Paes Manso, Nick Barnes e Renato Sérgio de Lima. Mediação: Shirley Rosendo.

De 13h às 14h – Almoço.

De 14h às 16h – Tecendo Redes: Segurança Cidadã e os Caminhos para prevenção das violências. Composição: Ana Miria Carinhanha, Eduardo Pazinato, Ivanilda Vieira da Silva e Tamires Sampaio. Mediação: Lidiane Malanquini.

De 16h às 18h00min – Roda de conversa: Combater a Violência e Garantir Direitos para População LGBTQIA+. Composição: Beny Briolly, Gilmara Cunha, Michele Seixas e Wallace Lino. Mediação: Carlos Marra.

De 18h às 19h30min – Intervenção cultural – Noite das Estrelas.

19h30min – Encerramento.

Feira dos Direitos Humanos na Maré

A Feira dos Direitos Humanos é uma estratégia de mobilização comunitária e institucional sobre os direitos humanos no contexto de favela. A proposta é que, durante a Feira, as instituições desenvolvam atividades de mobilização e engajamento comunitário, relacionadas ao seu trabalho no campo dos direitos humanos, promovendo um diálogo aberto, objetivo e afetuoso com o público. A ideia é promover uma aproximação e reflexão sobre temas que são, muitas vezes, distantes para moradores de favelas.

Local: Lona Cultural Herbert Vianna – R. Evanildo Alves, s/n, Nova Maré
Programação – 09 de dezembro de 2023 – Sábado

14h – Abertura da Feira dos Direitos Humanos.

14h15min – Atividade de Alongamento Corporal.

14h30min – Contação de Histórias para Crianças.

15h – Apresentação Musical do Projeto Nenhum a Menos.

15h30min – Brinquedoteca.

16h – Apresentação Musical do Instituto Vida Real.

17h – Roda de Samba com o grupo Nova Raiz