Do Luto à Luta

No Rio, Anistia Internacional lança campanha para exigir justiça pelo assassinato de Pedro Henrique

Iniciativa destaca história do ativista negro, morto por policiais em Tucano (BA)

Anistia Internacional lança campanha Escreva por Direitos, no Rio
Reprodução Anistia Internacional

A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional Brasil lançou neste domingo (29) a campanha Escreva por Direitos, no Festival Mulheres do Mundo – WOW Rio, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, região central da capital fluminense.

Canal do DC – Diário Carioca no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, horóscopo, entretenimento e mais

A campanha internacional da Anistia retrata a história de dez violações de direitos humanos no mundo. No Brasil, a iniciativa conta a história do assassinato de Pedro Henrique Santos Cruz, em 2018, quando tinha 31 anos. Ele foi morto por policiais na cidade de Tucano, a cerca de 270 quilômetros de Salvador.

Pedro Henrique era um ativista negro e líder comunitário que denunciava a violência policial na região. Sua morte foi vista por familiares e amigos como uma represália a seu trabalho.

Ação busca justiça para Pedro Henrique

A Anistia Internacional está lançando uma petição para cobrar celeridade nas investigações do assassinato de Pedro Henrique. A entidade também incentiva que as pessoas escrevam cartas para a mãe de Pedro Henrique, Ana Maria Santos Cruz, e para autoridades públicas, exigindo justiça e o fim à impunidade.

Segunda vez que um caso brasileiro entra na campanha

Esta é a segunda vez que um caso brasileiro entra na campanha Escreva por Direitos. A primeira vez foi em 2018, com a história da vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros.

Campanha atua com educação em direitos humanos

Além do apoio com a escrita de cartas para as autoridades, cartas de solidariedade e assinaturas das petições com chamados de ação, a campanha também atua com educação em direitos humanos.

Ao todo, são publicados cinco guias educativos, que podem ser utilizados em sala de aula, em família, amigos ou em atividades culturais. Neles, por meio da história real de um defensor, pode-se discutir temas importantes de direitos humanos; e receber dicas e sugestões sobre como falar a respeito desses assuntos de forma fácil e educativa, incentivando a ação solidária, a cidadania e a empatia.

Cobertura do DC – Diário Carioca

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Jornal DC – Diário Carioca nas redes sociais. Você pode acompanhar as últimas notícias do Rio de Janeiro, Brasil e Mundo pelo  Twitter, Facebook, Instagram e no YouTube.