Conduta Imparcial

Conselho Nacional dos Direitos Humanos Recomenda Cobertura Equilibrada do Conflito Israel-Hamas pela Mídia

O CNDH aprova recomendação para garantir diversidade de vozes e equilíbrio na cobertura jornalística do conflito no Brasil.

Uma menina palestina é levada ao hospital após os ataques aéreos do exército israelense enquanto os ataques de Israel continuam em seu 39º dia em Deir al Balah, Gaza, em 14 de novembro de 2023. [Ali Jadallah/Agência Anadolu]
Uma menina palestina é levada ao hospital após os ataques aéreos do exército israelense enquanto os ataques de Israel continuam em seu 39º dia em Deir al Balah, Gaza, em 14 de novembro de 2023. [Ali Jadallah/Agência Anadolu]

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) aprovou uma recomendação que visa moldar a cobertura jornalística do conflito entre Israel e o Hamas, buscando diversidade de vozes e equilíbrio na narrativa.

A decisão tem como objetivo garantir uma abordagem ética e respeitosa por parte dos meios de comunicação no Brasil.


Cobertura Jornalística Equilibrada:

  • Recomendação do CNDH: Aprovada por unanimidade, a recomendação solicita que veículos de comunicação garantam diversidade de vozes e equilíbrio de fontes na cobertura do conflito.
  • Origem da Proposta: A proposta surgiu após denúncia da Frente em Defesa do Povo Palestino, destacando preocupações sobre parcialidade na cobertura midiática.

Expressões Preconceituosas e Abordagem Equilibrada:

  • Evitar Preconceito Religioso ou Étnico: A recomendação pede que se evite o uso de expressões que possam aumentar o preconceito a religiões ou grupos étnicos.
  • Qualificação de Extremismo: Destaca a necessidade de evitar rotular grupos, como o Hamas, com termos que possam ser prejudiciais e reforçar preconceitos.

Desafios na Abordagem do Conflito:

  • Termos na Cobertura: Recomenda que a mídia pare de tratar o conflito como Israel versus Hamas, destacando um histórico de ocupação israelense dos territórios palestinos.
  • Referências e Justificativas: O conselho baseia sua decisão em números de mortos na Faixa de Gaza, organizações de direitos humanos e a designação da ocupação como um regime de apartheid.

Impacto na Opinião Pública:

  • Distorções na Narrativa: Destaca-se que, segundo membros do CNDH, uma visão parcial na cobertura pode causar distorções na opinião pública.
  • Necessidade de Jornalismo Democrático: A recomendação reforça a importância do jornalismo plural, imparcial e democrático.

Conclusão: A decisão do CNDH reforça a importância da mídia brasileira adotar uma abordagem equilibrada e respeitosa na cobertura do conflito Israel-Hamas. O intuito é promover uma narrativa jornalística ética e inclusiva, respeitando os direitos humanos e evitando contribuir para preconceitos e distorções na opinião pública.