Letramento Racial

Anielle Franco diz que expressões "denegrir" e "buraco negro" são racistas

Ministra da Igualdade Racial diz que "denegrir" e "buraco negro" são termos que reforçam estereótipos sobre negros

Anielle Franco destaca a importância do letramento racial e fala do sonho de que essa discussão chegue às salas de aula (foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Anielle Franco destaca a importância do letramento racial e fala do sonho de que essa discussão chegue às salas de aula (foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou, em entrevista ao “Bom dia, Ministra” desta quarta-feira, 1º de novembro, que as expressões “denegrir” e “buraco negro” são racistas. De acordo com ela, esses termos reforçam estereótipos sobre negros.

A palavra “denegrir” tem origem latina e significa enegrecer. No entanto, seu uso está associado à ideia de manchar a reputação ou difamar alguém. Já o termo “buraco negro” é utilizado na astronomia para indicar abismos espaciais com um campo gravitacional extremamente forte. Essa força da gravidade permite que o corpo celeste consiga “sugar” para dentro dessa escuridão qualquer objeto que se aproxime, até mesmo a luz.

Franco destacou ainda a importância do letramento racial e do sonho de que essa discussão chegue às salas de aula. “Isso vai desde você fazer uma fala que agrida e que muitas vezes você nem percebe”, aponta. Letramento racial, de acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), pode ser definido como um “conjunto de práticas pedagógicas que têm por objetivo conscientizar o indivíduo da estrutura e do funcionamento do racismo na sociedade e torná-lo apto a reconhecer, criticar e combater atitudes racistas em seu cotidiano”.

Franco foi a primeira entrevistada do programa Bom dia Ministra em novembro, mês que marca a luta do movimento negro. A ministra falou ainda sobre o lançamento do segundo Pacote da Igualdade Racial, que vai ser lançado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Letramento Racial

Letramento racial é um conceito que se refere ao processo de conscientização e desconstrução do racismo. É um conjunto de práticas pedagógicas que têm por objetivo ensinar as pessoas a compreender a estrutura e o funcionamento do racismo na sociedade, e a reconhecer, criticar e combater atitudes racistas em seu cotidiano.

Expressões racistas são aquelas que reforçam estereótipos e preconceitos raciais. Elas podem ser direcionadas a qualquer grupo racial, incluindo brancos. No entanto, as expressões racistas usadas contra negros têm um impacto histórico e social muito maior.

Por exemplo, a expressão “denegrir” tem origem na ideia de que a pele negra é suja ou inferior. Essa expressão é frequentemente usada de forma pejorativa para se referir a pessoas ou coisas que são consideradas ruins ou indesejáveis.

Outras expressões racistas usadas contra negros incluem:

  • “Macaco”: essa expressão é usada para comparar pessoas negras a macacos, o que reforça a ideia de que elas são inferiores.
  • “Preto de alma”: essa expressão é usada para sugerir que pessoas negras são inferiores moralmente ou intelectualmente.
  • “Negão”: essa expressão é usada de forma pejorativa para se referir a pessoas negras.

Ao serem expostas a essas expressões, pessoas negras podem sentir uma série de emoções negativas, como raiva, tristeza, vergonha e medo. Elas também podem sentir que são discriminadas e que não são aceitas na sociedade.

Já pessoas brancas que são expostas a expressões racistas contra brancos podem sentir uma série de emoções negativas, como raiva, tristeza e vergonha. Elas também podem se sentir culpadas ou responsáveis pelo racismo.

No entanto, é importante ressaltar que as expressões racistas contra brancos não têm o mesmo impacto histórico e social que as expressões racistas contra negros. Isso porque o racismo contra negros é estrutural e institucionalizado na sociedade brasileira.

O letramento racial é uma ferramenta importante para combater o racismo. Ao conscientizar as pessoas sobre o racismo e seus impactos, o letramento racial pode ajudar a reduzir o uso de expressões racistas e a promover a igualdade racial