Saúde do Rio de Janeiro promove ação de Páscoa com bebês internados vestidos de coelhinho

O projeto foi idealizado pela técnica de enfermagem Regina Celi Lourenço, que atua no setor neonatal da maternidade há 25 anos

A Páscoa é um momento de renovação, fé e esperança em dias melhores. Baseado nesse pensamento, que vai além da crença religiosa, profissionais do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, organizaram uma ação e vestiram de coelhinhos todos os bebês internados no complexo neonatal da unidade.  Ao todo, 31 bebês participaram do evento.

O projeto foi idealizado pela técnica de enfermagem Regina Celi Lourenço, que atua no setor neonatal da maternidade há 25 anos. Sempre que se aproxima alguma data comemorativa, a profissional começa a trabalhar projetos para os bebês. Ela acredita que as ações, o diálogo e a informação podem fazer toda a diferença na vida dos pais que estão com os filhos internados.

– A UTI tem grandes dificuldades, mas também grandes vitórias. Nós somos uma família. É triste estar com uma criança internada, mas busco incentivá-los a ver o que podem aprender com a situação e aperfeiçoar os cuidados com os bebês. Estamos aqui para ajudá-los. Aqui existe amor! – diz Regina Celi.

A fotógrafa Andreza Belém, de 30 anos, está há cinco meses com a filha Ada internada na unidade. A menina nasceu de seis meses, pesando apenas 650 gramas e medindo 33 centímetros. Hoje, a bebê já tem mais de 3 kg e se prepara para finalmente ir para casa.

– Sentir esse acolhimento faz diferença. Estamos sendo lembradas. Quando elas tiram um pouco do tempo delas para produzir os materiais e fazer a ação, demonstram atenção e cuidado. Isso é carinho – relata Andreza.

Rosemar Apostolo, de 34 anos, está com a sua filha Manuella internada na maternidade há um mês. Ela fala sobre a mistura de sentimentos que é aguardar o momento da alta.

– É uma mistura de medo e ansiedade. Agora, a frustação de ter um filho prematuro vai ficando para trás, finalmente vamos para casa. Ver ela bem de saúde não tem preço. Isso nos ajuda a sair um pouco da realidade do hospital, aviva nossa fé e esperança em dias melhores – conta a mãe emocionada.

Todas as quartas-feiras, a técnica de enfermagem Regina, a psicóloga Valéria Lanna e a assistente social Patrícia Barcelos realizam reuniões com os pais dos bebês internados no complexo neonatal do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, com o objetivo de acolher, esclarecer dúvidas, passar orientações e dicas sobre os cuidados, e também expor experiências e sentimentos. Desses encontros surgem as mais variadas demandas, que são trabalhadas pela equipe multidisciplinar, em grupo ou individualmente.

A ação foi elogiada pelas mães que estão com bebês internados na UTI – Edu Kapps/Prefeitura do Rio
A ação foi elogiada pelas mães que estão com bebês internados na UTI – Edu Kapps/Prefeitura do Rio