Olho no Clima

Rio de Janeiro segue em Alerta de chuva muito forte

Cemaden-RJ emite alerta e autoridades se preparam para possíveis impactos

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender sete ocorrências desde a noite de quinta-feira (21); não houve vítimas - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender sete ocorrências desde a noite de quinta-feira (21); não houve vítimas - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) emitiu um alerta para fortes chuvas e riscos de deslizamentos no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o órgão, a previsão indica a possibilidade de chuva moderada a muito forte em todo o estado, a qualquer momento do dia, com destaque para a Baixada Litorânea e as regiões Noroeste e Norte durante o fim de semana.

O que você precisa saber

  • Previsão meteorológica: A previsão indica céu encoberto, chuva moderada a muito forte e ventos predominantemente moderados, com rajadas moderadas a fortes em todo o estado do Rio de Janeiro.
  • Riscos de deslizamentos: Há previsão de risco muito alto de deslizamento na Região Serrana, com um acumulado de 200 milímetros, levando a ações preventivas por parte das autoridades.

Ações preventivas

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, afirmou que as equipes especializadas foram reforçadas e que estão prontas para atuar em áreas de risco caso a situação se confirme, com um aumento preventivo do efetivo em diversas regiões do estado.

Monitoramento e alertas

A Defesa Civil conta com 202 sirenes em 13 municípios e já acionou 25 delas em Petrópolis. O Corpo de Bombeiros atendeu a sete ocorrências desde a noite de quinta-feira, a maioria relacionada a cortes de árvores, sem vítimas. Além disso, alguns municípios estão em estágio de alerta moderado para deslizamentos, inundações e alagamentos.

Riscos e recomendações

O Cemaden-RJ destaca riscos muito altos e altos de deslizamentos em diversos municípios, e as autoridades recomendam que a população se mantenha informada pelos canais oficiais da defesa civil, evite áreas alagadas e fique atenta aos sinais de deslizamentos, além de estarem preparadas para possíveis emergências.