Transporte Público

Leis promovem substituição de ônibus por veículos elétricos no Rio de Janeiro

Legislações visam reduzir emissões de gases e promover recarga de veículos elétricos

Transporte Público do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

A lei nº 8.264/24, promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (PSD), determina a substituição gradual de ônibus por veículos elétricos na cidade do Rio de Janeiro.

Além disso, a lei 8.265/24 dispõe sobre a obrigatoriedade de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em estacionamentos privados de uso coletivo.

O que você precisa saber

  • Substituição por veículos elétricos: A lei nº 8.264/24 determina a substituição gradual de ônibus por veículos elétricos, visando a redução das emissões de gases do efeito estufa e a eliminação da dependência de combustíveis fósseis. A nova frota deverá atingir todos os bairros do município até 2040, começando pelos da zona sul.
  • Pontos de recarga: A lei 8.265/24 estabelece a obrigatoriedade de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em estacionamentos privados de uso coletivo. Os proprietários de empreendimentos com mais de 20 vagas devem reservar pelo menos 1% delas para pontos de recarga, permitindo a cobrança pelo uso das estações de reabastecimento.

Impacto das leis

As leis promovem a transição para veículos elétricos, impulsionando políticas públicas de redução de emissões de gases do efeito estufa e investimento em segurança energética. A iniciativa busca promover a sustentabilidade e a preservação ambiental na cidade do Rio de Janeiro, sinalizando um compromisso com a redução da pegada de carbono.

Compromisso com a sustentabilidade

A obrigatoriedade de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em estacionamentos privados representa um avanço na infraestrutura de recarga, facilitando a transição para veículos mais sustentáveis e incentivando a adoção de tecnologias limpas no transporte urbano.

As leis refletem o compromisso dos vereadores em promover práticas sustentáveis e reduzir a emissão de gases poluentes na cidade, alinhando-se com as tendências de mobilidade urbana e preservação ambiental.