PL

Projeto de Lei propõe app de transporte público em tempo real no Rio de Janeiro

Deputado Vinicius Cozzolino busca aprimorar o sistema de transporte com aplicativo "Monitora Transporte RJ"

Vinicius Cozzolino - Palácio Tiradentes - Foto Yves Lohan
Vinicius Cozzolino - Palácio Tiradentes - Foto Yves Lohan

Com o intuito de aprimorar o sistema de transporte público no estado do Rio de Janeiro, o deputado estadual Vinicius Cozzolino protocolou na Alerj o Projeto de Lei nº 3232/2024, visando a criação do aplicativo móvel “Monitora Transporte RJ”.

A proposta busca fornecer informações em tempo real sobre os horários de todos os modais de transporte, beneficiando os usuários e proporcionando uma experiência mais eficiente.

O que você precisa saber

  • Objetivo do Projeto de Lei: O projeto visa obrigar as concessionárias prestadoras de serviços públicos de transporte a disponibilizar um aplicativo móvel que forneça informações em tempo real sobre os horários de todos os modais de transporte, como ônibus, metrô, barcas e trens.
  • Funcionalidades propostas: O aplicativo proposto conterá funcionalidades essenciais, como a disponibilização de informações atualizadas por meio de GPS, mapas com rotas dos diferentes modais, alertas sobre alterações nos horários de funcionamento, possibilidade de planejamento de rotas, e um canal de comunicação direta com os órgãos responsáveis pelos transportes para envio de sugestões, reclamações e informações.

Benefícios para os usuários

O deputado destaca que muitos usuários enfrentam dificuldades devido à falta de informações precisas e atualizadas sobre os horários dos diferentes modais de transporte, e o aplicativo proposto busca ser uma solução moderna e eficiente para atender às necessidades dos cidadãos, permitindo acesso a dados em tempo real e um planejamento mais preciso e eficiente dos deslocamentos.

Modernização do sistema de transporte

O projeto de lei proposto pelo deputado Cozzolino visa modernizar o sistema de transporte público, proporcionando aos usuários uma ferramenta que facilitará o acesso a informações precisas e em tempo real, contribuindo para uma experiência de deslocamento mais eficiente e segura.

A proposta reflete a preocupação em atender às necessidades dos cidadãos, proporcionando acesso a informações precisas e atualizadas sobre o transporte público, visando aprimorar a qualidade do serviço oferecido e a experiência dos usuários.