Alerta

Chuvas: Eduardo Paes decreta ponto facultativo no Rio de Janeiro

Prefeito faz apelo à população diante da previsão de fortes chuvas

O prefeito Eduardo Paes (PSD) fez um apelo à população para evitar deslocamentos durante as chuvas
O prefeito Eduardo Paes (PSD) fez um apelo à população para evitar deslocamentos durante as chuvas no Rio de Janeiro - Foto: Ag. Brasil

A previsão de fortes chuvas no Estado do Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira, 21, motivou o governador Cláudio Castro (PL) a decretar ponto facultativo na sexta-feira (22). Além disso, a Universidade Federal do Rio (UFRJ) suspendeu as atividades presenciais.

O que você precisa saber

  • Decretação de ponto facultativo: O governador Cláudio Castro (PL) decretou ponto facultativo na sexta-feira em antecipação à previsão de fortes chuvas, enquanto a UFRJ suspendeu as atividades presenciais.
  • Apelo à população: O prefeito Eduardo Paes (PSD) fez um apelo à população para evitar deslocamentos durante as chuvas e sugeriu que empregadores permitam o trabalho remoto quando possível.
  • Previsão e orientações: A previsão é de chuvas a partir da noite de quinta-feira, estendendo-se até domingo, com orientações para deslocamentos mais cedo e atenção à comunicação da prefeitura.

Medidas preventivas e orientações

O governador Cláudio Castro (PL) decretou ponto facultativo na sexta-feira (22) em antecipação à previsão de fortes chuvas, enquanto a UFRJ suspendeu as atividades presenciais. Por sua vez, o prefeito Eduardo Paes (PSD) fez um apelo à população para evitar deslocamentos durante as chuvas, sugerindo deslocamentos mais cedo e apelando aos empregadores para permitir o trabalho remoto, se possível.

Impacto das chuvas e boletim meteorológico

A previsão é de chuvas a partir da noite de quinta-feira, estendendo-se até domingo, com temperaturas extremas registradas até o momento. O Centro de Operações Rio (COR) informou que não havia registro de chuvas na cidade até então, com a temperatura máxima do dia atingindo 40,6°C e a mínima registrada em 24°C.

Atenção e precaução

As medidas preventivas adotadas pelas autoridades visam à segurança e bem-estar da população diante das previsões de chuvas intensas, com orientações específicas para a prevenção de possíveis impactos e a necessidade de precaução.

A antecipação dessas medidas e orientações reflete a preocupação das autoridades em garantir a segurança e minimizar os impactos das chuvas previstas, reforçando a importância da prevenção e da atenção da população diante das condições meteorológicas adversas.