Alerta

Universidades públicas suspendem atividades por previsão de fortes chuvas no Rio

Medidas são adotadas em antecipação à previsão de chuvas intensas no estado

UFRJ Divulgação
UFRJ Divulgação

Várias universidades públicas anunciaram nesta quinta-feira (21) a suspensão das atividades presenciais ou decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira devido à previsão de fortes chuvas no estado do Rio até o fim de semana.

O que você precisa saber

  • Medidas adotadas: UFRJ, UNIRio, Uerj e UFRRJ suspenderam atividades ou decretaram ponto facultativo em antecipação à previsão de fortes chuvas.
  • Convocação das autoridades: O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador do estado, Cláudio Castro, convocaram entrevistas coletivas para abordar as previsões de chuvas intensas até domingo.

Suspensão de atividades nas universidades

Até as 21h30 desta quinta, as seguintes instituições de ensino superior anunciaram a suspensão das atividades presenciais ou decretação de ponto facultativo:

  • UFRJ: Suspendeu atividades presenciais em todos os campi, inclusive uma aula magna com o ministro Celso Amorim.
  • UNIRio: Suspendeu todas as atividades letivas e administrativas presenciais.
  • Uerj: Anunciou ponto facultativo.
  • UFRRJ: Sugeriu “aulas assíncronas” e atividades administrativas remotas.

Convocação das autoridades

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, alertou a população sobre a previsão de temporal para sexta-feira, pedindo que a população acompanhe os canais de comunicação da prefeitura e na imprensa, com possibilidade de decretação de ponto facultativo, exceto para serviços essenciais. Por sua vez, o governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo no estado e pediu aos prefeitos que fizessem o mesmo. Além disso, o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) suspendeu o expediente e os prazos processuais para garantir a segurança e integridade física de envolvidos.

A antecipação dessas medidas reflete a preocupação das autoridades e instituições em mitigar os impactos das fortes chuvas previstas, visando à segurança e bem-estar da população e dos profissionais envolvidos.