Olho no Clima

Fortes chuvas atingem Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro

Bairros das zonas Norte e Oeste enfrentam impactos e autoridades consideram ponto facultativo

Ruas do Valqueire, no Rio de Janeiro ficaram alagadas - Foto: Reprodução das Redes Sociais
Ruas do Valqueire, no Rio de Janeiro ficaram alagadas - Foto: Reprodução das Redes Sociais

Rio de Janeiro – Bairros das zonas Norte e Oeste registraram no início da tarde desta quinta-feira (21) os primeiros impactos das fortes chuvas previstas. Segundo o Sistema Alerta Rio, do Centro de Operações Rio (COR), chove moderadamente em Madureira e fraco na Piedade, Penha e Jacarepaguá. Nas redes sociais, internautas relatam chuva forte e vias alagadas no Valqueire. Há registros de chuvas fortes, com raios e ventos, em Bangu, Realengo, Padre Miguel e Campo Grande. De acordo com o Alerta Rio, os núcleos que atuam no entorno do Maciço do Mendanha podem ocasionar chuva moderada, ocasionalmente forte isolada, na próxima hora.

O que você precisa saber

  • Impactos das chuvas: Bairros das zonas Norte e Oeste enfrentam chuvas moderadas e fortes, causando alagamentos e impactos no trânsito.
  • Precauções das autoridades: O prefeito Eduardo Paes e o governador Cláudio Castro consideram a possibilidade de ponto facultativo, visando à segurança da população diante dos impactos das chuvas.

Impactos e registros

De acordo com o COR, houve relatos de chuva intensa na região do Grande Méier e da Grande Tijuca, bem como chuva forte e ventania na Ilha do Governador, com alguns relatos de falta de energia. Além disso, um bolsão d’água se formou na Estrada Intendente Magalhães, causando trânsito intenso em Oswaldo Cruz.

Monitoramento de risco

O monitoramento de risco hidrológico do Governo do Estado do Rio indica que nenhum município corre risco alto de inundação, enxurradas ou alagamentos. Até o momento, também não há ameaças de deslizamento.

Decisões das autoridades

Em coletiva realizada, o prefeito Eduardo Paes mencionou a possibilidade de ponto facultativo, enquanto o governador Cláudio Castro já decretou ponto facultativo em todo o Estado do Rio nesta sexta-feira (22), visando à segurança nas ruas diante da situação.

As autoridades estão atentas à evolução das condições climáticas e tomando medidas para garantir a segurança da população diante dos impactos das chuvas.

Chuvas no Valqueire – Reprodução Redes Sociais