Polêmica

Glauber Braga fala sobre aniquilamento de “liberais e fascistas”

Após expulsar membro do MBL do Congresso, parlamentar do PSOL-RJ faz pronunciamento na Câmara dos Deputados

Glauber Braga em discurso na Câmara dos Deputados – Reprodução
Glauber Braga em discurso na Câmara dos Deputados – Reprodução

Glauber Braga, deputado federal pelo PSOL-RJ, gerou polêmica após expulsar um membro do MBL do Congresso e, em seguida, fazer um pronunciamento sobre o “aniquilamento” de liberais e fascistas, em meio a troca de empurrões e acusações.


O que você precisa saber

  • Pronunciamento na Câmara: Glauber Braga fala sobre “aniquilamento” de liberais e fascistas após confusão com membro do MBL.
  • Histórico de agressões: Braga expulsou influenciador do MBL do Congresso após confronto; membro do grupo é acusado de violência doméstica e agressão a funcionária de universidade.
  • Posicionamento do deputado: Braga promete não se intimidar com tentativas de intimidação por parte de membros do MBL, afirmando que não recuará para militantes fascistas.

Pronunciamento na Câmara

Após o episódio de expulsão de um membro do MBL do Congresso, Glauber Braga fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados, onde falou sobre a necessidade de “aniquilar” liberais e fascistas que, segundo ele, ameaçam as universidades públicas brasileiras.

Histórico de agressões

O confronto entre Braga e o membro do MBL, Gabriel Costenaro, teve como pano de fundo acusações de violência doméstica e agressão a uma funcionária da Universidade Federal do Paraná. O deputado afirmou que não aceitará intimidações por parte de membros do MBL, ressaltando que este é o quinto incidente envolvendo Costenaro.

Posicionamento do deputado

Em um vídeo divulgado após a confusão, Glauber Braga reiterou sua postura de enfrentamento contra tentativas de intimidação por parte de militantes do MBL. O parlamentar prometeu não recuar diante de ameaças, destacando sua disposição em confrontar o que ele chamou de “militantes fascistas”.


O pronunciamento de Glauber Braga na Câmara dos Deputados reflete a tensão política envolvendo grupos de diferentes espectros ideológicos no Brasil. A troca de acusações e confrontos físicos evidencia a polarização que permeia o cenário político nacional, gerando debates sobre os limites da liberdade de expressão e manifestação.