Prodígio

Estudante de 13 anos pode comprovar o "raio da morte" de Arquimedes

Brenden Sener recria lendária invenção de Arquimedes em projeto científico impressionante

O estudante de Londres, Brenden Sener. (Foto: Reprodução)
O estudante de Londres, Brenden Sener. (Foto: Reprodução)

Considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos, Arquimedes, que viveu na Grécia no século III a.C., é conhecido por suas contribuições no campo da engenharia, física e astronomia, algumas das quais são estudadas até hoje.

Agora, um estudante do ensino médio pode ter descoberto algo que poderia confirmar uma de suas teorias.

O que você precisa saber

  • Brenden Sener, um estudante canadense de 13 anos, criou uma versão minúscula de um dispositivo lendário associado a Arquimedes — o “raio da morte” —, uma suposta arma de guerra composta por um conjunto de espelhos projetados para concentrar a luz solar em um alvo e causar combustão.
  • Inspirado por Arquimedes durante uma viagem à Grécia, Sener decidiu investigar a famosa invenção. Em seu projeto científico, ele montou uma experiência com lâmpadas de aquecimento e pequenos espelhos côncavos para testar a viabilidade do dispositivo, obtendo resultados surpreendentes que mostraram aumentos significativos de temperatura conforme mais espelhos eram adicionados.

Recriando o “Raio da Morte”

Inspiração e Experimento

Sener se inspirou em Arquimedes e decidiu investigar a lendária invenção do “raio da morte”. Em seu projeto científico, ele montou uma experiência com lâmpadas de aquecimento e pequenos espelhos côncavos para recriar a viabilidade do dispositivo, obtendo resultados surpreendentes que mostraram aumentos significativos de temperatura conforme mais espelhos eram adicionados.

Reconhecimento e Elogios

Apesar de sua juventude, Sener demonstrou grande compreensão e habilidade científica. Seu experimento atraiu a atenção de especialistas, que elogiaram sua abordagem e conclusões, destacando a relevância de seu trabalho para discussões e estudos futuros.