Empreendedores estão mais cautelosos para solicitar crédito? Entenda o porquê!

Com a crise sanitária e econômica provocada pela pandemia de Covid-19, empreender com sucesso se tornou um desafio ainda maior

Com a crise sanitária e econômica provocada pela pandemia de Covid-19, empreender com sucesso se tornou um desafio ainda maior. Investir em novos negócios ou ampliar as atividades foi ainda mais raro. Assim, esse se tornou um momento especialmente difícil para o mercado de crédito. 

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, em  2022 o número de solicitações de empréstimos se manteve estável em relação a 2021. Isso pode indicar que os empreendedores, especialmente os de menor porte, estão cautelosos ao contratar novos empréstimos.

A mesma pesquisa mostrou que 43% dos empreendedores entrevistados contrataram empréstimos em 2021 e 59% relataram que quase 1/3 dos custos mensais são relacionados a empréstimos.

Isso significa que a estagnação nas contratações de crédito pode ocorrer devido grande parte das empresas estarem endividadas. Outro fator que contribui para este cenário é a  alta da Selic, o que torna a contratação de empréstimo mais cara.

Veja como atravessar com mais tranquilidade esse período.

Quais as possíveis saídas para os tempos de crise?

Tanto empresas de crédito como empreendedores têm buscado alternativas para atravessar de maneira mais tranquila esse período de recuperação da economia.

Separamos algumas dicas que podem ajudar você que é empreendedor a manter seu negócio e quem sabe até ampliá-lo:  

  1. Faça uma análise de suas despesas e avalie onde é possível cortar ou diminuir gastos, priorizando o que de fato é essencial. Isso pode ser feito, por exemplo, com a escolha de fornecedores que oferecem melhores condições de pagamento ou mesmo reduzindo o tempo de uso de energia elétrica.
  2. Adeque as metas da sua empresa e pesquise o mercado em busca de novas formas de faturamento.
  3. Inove nos processos e produtos e analise onde é possível diminuir gastos por meio da automatização.
  4. Liquide o seu estoque, caso ainda tenha.
  5. Tenha um plano de marketing e divulgação.
  6. Negocie contratos vigentes e todas as parcelas que você ainda tem em aberto para obter melhores condições.
  7. Mantenha seus compromissos em dia e, caso já esteja endividado, procure substituir dívidas caras por empréstimos com juros menores.

Por que fazer um empréstimo pode ser uma boa estratégia?

Ainda que adquirir uma dívida possa parecer uma estratégia perigosa em momentos de crise, essa pode sim ser uma boa saída para um empreendimento. Quando é bem planejada e o recurso é investido de forma correta, é claro.

A contratação de crédito viabiliza iniciativas importantes em momentos de crise como a formação de capital de giro, diversificação das fontes de faturamento, substituição de dívidas caras ou mesmo reformas para atrair mais clientes.

Contudo para conseguir essas vantagens, é preciso contratar uma modalidade de empréstimo como o home equity, o qual é bastante vantajoso para empreendedores. 

Conclusão

Embora o momento provoque mais cautela nos empreendedores, o mercado de crédito ainda pode representar a melhor saída para esse público enfrentar esse momento com mais segurança. Basta que o empréstimo seja bem executado.

Para isso, o primeiro passo é encontrar a melhor modalidade de empréstimo para seu negócio, assim como a melhor financiadora, como a CashMe que é uma das fintechs brasileiras que está em ascensão.