Uerj debate "5 anos de luta por justiça por Marielle e Anderson

O evento, que tem como objetivo criar estratégias de solidariedade internacional para combater a violência política, propor reflexões e caminhos futuros, contou com a mostra "Celebrando a Vida de Marielle"

O Teatro Odylo Costa, filho foi palco da abertura do seminário “5 anos de luta por justiça por Marielle e Anderson”, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na tarde dessa quarta-feira (20). O evento, que tem como objetivo criar estratégias de solidariedade internacional para combater a violência política, propor reflexões e caminhos futuros, contou com a mostra “Celebrando a Vida de Marielle”, localizada no Hall de entrada do teatro, com mais de 30 fotos da ex-vereadora.

Na cerimônia, estiveram presentes a reitora em exercício da Uerj, Cláudia Gonçalves, o Comitê Justiça por Marielle e Anderson, Marinete Silva, Antônio, Luyara Franco, Mônica Benício, Agatha Arnaus, entre outros.

“A Uerj cumpre sua missão social como universidade pública em receber esse seminário internacional. Marielle é uma referência na luta pela igualdade e pelos Direitos Humanos, que vive e transcende o Brasil. Essa universidade, que é a favor da vida, por uma política antirracista, contra a homofobia, se sente honrada por participar desse evento”, afirmou a reitora em exercício, Cláudia Gonçalves.

O seminário acontece até a próxima sexta-feira (22) discutindo temas diversos relacionados às questões dos Direitos Humanos, à impunidade no caso de crimes contra a vida, ao papel da ONU nesse processo, além do feminicídio, violência política e de gênero. O evento está sendo transmitido pelo Canal do YouTube do Instituto Marielle Franco, um dos organizadores do encontro.