Recriação

Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro é recriada

Delegado Victor dos Santos comandará pasta; Renan Saad assume Procuradoria-Geral do Estado

Victor dos Santos assume a nova Secretaria de Estado de Segurança. (Rafael Wallace)
Victor dos Santos assume a nova Secretaria de Estado de Segurança. (Rafael Wallace)

O governador Cláudio Castro (PL) recriou a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESEG) do Rio de Janeiro e nomeou o delegado da Polícia Federal Victor dos Santos para comandar a pasta. A SESEG foi extinta em 2019 pelo ex-governador Wilson Witzel (PSC).

O que você precisa saber:

  • Cláudio Castro recriou a SESEG e nomeou Victor dos Santos para comandar a pasta.
  • Victor dos Santos é delegado da Polícia Federal há mais de 20 anos.
  • Renan Saad assume a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro.

Corpo do texto:

Castro afirmou que determinou ao novo secretário de Segurança que apresente um plano para fortalecer ainda mais as polícias Civil e Militar e que a secretaria tenha em sua estrutura uma Corregedoria-Geral Unificada.

“Seguiremos, de forma integrada, combatendo fortemente as máfias que atingem não só o Rio de Janeiro, mas o Brasil”, ressaltou o governador.

Victor dos Santos é delegado da Polícia Federal há mais de 20 anos. Na instituição atuou como coordenador operacional de grandes eventos, entre eles, a visita do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013. O delegado também participou da coordenação da segurança dos Jogos Mundiais Militares e da Rio+20. Foi Superintendente Regional da Polícia Federal do Distrito Federal. Na Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro, atuou na Delegacia de Repressão a Entorpecentes e na Corregedoria Regional da Polícia Federal.

Na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Renan Saad substituirá Bruno Dubeux. Renan Saad é Procurador do Estado do Rio de Janeiro há 30 anos, e já foi assessor jurídico chefe das Secretarias de Estado de Planejamento e Controle, Fazenda e Desestatização.

Também chefiou a Assessoria Jurídica das secretarias de Estado de Educação e de Transportes. O novo procurador-geral do Estado foi ainda responsável pela reestruturação do setor de transporte aquaviário de passageiros no Estado do Rio de Janeiro.

Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também foi professor universitário da PUC/RJ e da Faculdade de Direito Cândido Mendes.