Em discussão

Rio de Janeiro pode ganhar corredor cultural em Jacarepaguá

Proposta do vereador Carlo Caiado para preservação da memória do bairro avança após aprovação em 2ª discussão.

Jacarepaguá pode ganhar corredor turístico e cultural no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação
Jacarepaguá pode ganhar corredor turístico e cultural no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro pode ganhar um novo corredor turístico e cultural, de acordo com o PL 2281/2023, do vereador Carlo Caiado (PSD), aprovado em 2ª discussão nesta quarta-feira (20) em sessão extraordinária.

A proposta visa abranger a Estrada Rodrigues Caldas entre o Largo da Taquara e o Núcleo Histórico da Colônia Juliano Moreira, com o objetivo de preservar a memória do bairro.

O que você precisa saber

  • O PL 2281/2023 propõe a criação de um corredor turístico e cultural na cidade do Rio de Janeiro.
  • A região abrangida possui importantes marcos históricos, como a Fazenda da Taquara e a Colônia Juliano Moreira.
  • A proposta tem o intuito de gerar emprego e renda na localidade.

Preservação da Memória do Bairro

O corredor proposto pelo PL 2281/2023 abrangerá uma área significativa da cidade, incluindo locais de relevância histórica, como a Fazenda da Taquara, o Aqueduto Rio Grande, o Engenho Novo da Taquara e a Colônia Juliano Moreira. Esta última, que funcionou por muitos anos como manicômio em um terreno de um dos engenhos de cana de açúcar de Jacarepaguá, desempenha um papel fundamental na história de desenvolvimento do Rio de Janeiro.

Estímulo ao Desenvolvimento Local

Carlo Caiado destaca a importância da criação do corredor para a geração de emprego e renda na região. Com a preservação e valorização desses locais históricos, a proposta visa promover o turismo cultural, proporcionando acesso ao patrimônio da comunidade e fomentando a conservação dos usos e costumes locais.

Próximos Passos

Após a aprovação em 2ª discussão, a matéria seguirá para a sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes, definindo os próximos desdobramentos e a efetiva implementação do corredor turístico e cultural na cidade.