Endividado

Lula e governador do Rio discutem situação da dívida do estado

Presidente e governador discutem a dívida fluminense e a intenção de revisão do regime de recuperação fiscal em reunião no Palácio do Planalto.

Lula e governador do Rio discutem situação da dívida do estado com a União
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Cláudio Castro se reuniram nesta quarta-feira, 20 de março, para discutir a dívida do Rio de Janeiro com a União e a intenção do estado de revisar o regime de recuperação fiscal. A reunião, que contou com a participação de ministros, abordou a cifra da dívida, que segundo o governador, chega a R$ 188 bilhões.

Durante o encontro, Cláudio Castro comunicou ao presidente Lula a intenção do governo do Rio de Janeiro de ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para discutir o tema, porém, o presidente solicitou que segurasse a ação por alguns dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se comprometeu a debater a questão de forma mais ampla com chefes do Executivo de outros estados na semana seguinte.

O que você precisa saber

  • A dívida do Rio de Janeiro com a União chega a R$ 188 bilhões.
  • O governo do Rio pretende ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para discutir a dívida.
  • O ministro da Fazenda se reunirá com chefes do Executivo de outros estados para debater a questão de forma mais ampla.

Intenção de Revisão da Dívida

Cláudio Castro revelou que a intenção do estado não é apenas discutir a situação futura, mas buscar uma revisão da dívida já existente. Ele destacou que a ação não é uma tentativa de brigar com o Governo Federal, mas sim de buscar uma conciliação, e enfatizou a importância de tentar mais uma rodada de negociação antes de recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

Busca por Conciliação

O governador ressaltou a intenção de buscar um caminho de conciliação, afirmando que a ação seria uma iniciativa positiva nesse sentido. Ele expressou a vontade de avaliar possíveis acordos judiciais que poderiam resolver questões que, na esfera administrativa, não seriam possíveis.

Revisão do Regime de Recuperação Fiscal

Além disso, Cláudio Castro destacou que o Rio de Janeiro pretende discutir não apenas os indexadores futuros, mas também a revisão do regime de recuperação fiscal e a composição de sua dívida, diferenciando-se de outros estados que estão discutindo apenas a situação futura.

Considerações Finais

Ao encerrar a discussão, o governador reiterou a importância de buscar soluções, mesmo que por meio judicial, e enfatizou a necessidade de revisar não apenas os indexadores futuros, mas também a composição da dívida do estado.