Novo Autódromo

Projeto de lei para novo autódromo em Guaratiba avança

Câmara dos Vereadores debate segunda votação e novas intervenções urbanísticas

Projeto de lei para novo autódromo em Guaratiba avança
Crédito: Maria Carius/CMRJ

Rio de Janeiro – O projeto de lei complementar que prevê a construção de um novo autódromo em Guaratiba retorna à pauta da Câmara dos Vereadores para sua segunda votação. Após ser aprovado em primeira discussão na semana passada, o projeto do Poder Executivo propõe a construção do autódromo em uma área próxima à estação de BRT Mato Alto, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz.

ESTAMOS NAS REDES

Siga-nos no X

Inscreva-se no no Youtube

O que você precisa saber

  • Segunda Votação: Projeto de lei para novo autódromo em Guaratiba avança na Câmara.
  • Intervenções Urbanísticas: Inclui novas estações de BRT e estímulo a eventos culturais.
  • Histórico da Demanda: Rio sem pista de automobilismo desde 2012.
  • Investimentos Privados: Projeto prevê operação urbana consorciada e transferências de direito de construir.

Detalhes do Projeto

O texto inclui a implementação de novas estações de BRT e incentivos para atividades culturais e eventos quando não houver corridas. Esta proposta responde a uma demanda histórica da cidade, que não tem uma pista para competições de automobilismo desde 2012. A justificativa destaca a importância do Rio no cenário esportivo global e como destino turístico.

LEIA TAMBÉM

Operação Urbana Consorciada

O projeto propõe uma operação urbana consorciada para obter investimentos financeiros através da transferência do direito de construir (TDC), permitindo que recursos da iniciativa privada financiem a execução do autódromo.

Modernização de São Januário

Outro destaque é o projeto de modernização do Estádio de São Januário, também de autoria do Poder Executivo. A proposta estabelece a Operação Urbana Consorciada – OUC Estádio de São Januário, permitindo a transferência de potencial construtivo não utilizado para outras áreas da cidade. Uma audiência pública está agendada para a próxima terça-feira (11), às 19h, no estádio do Club de Regatas Vasco da Gama.

Sessões e Transmissão

As sessões da Câmara começam às 14h, com votações a partir das 16h, e são transmitidas ao vivo pela Rio TV Câmara nos canais 10.3 da TV aberta, 12 da Net e no YouTube.