Combate ao Mosquito

Dengue no Rio de Janeiro: Estado mantém alerta

Secretaria de Estado de Saúde decide manter decreto de epidemia por dengue devido à alta incidência de casos.

Estado do Rio mantém decreto de epidemia para dengue
Estado do Rio mantém decreto de epidemia para dengue

Apesar do anúncio do fim da epidemia de dengue na cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) optou por manter o decreto de epidemia no estado devido à persistência dos altos índices da doença.

O que você precisa saber

  • SES-RJ mantém decreto de epidemia por dengue devido à alta incidência de casos no estado.
  • Estado do Rio de Janeiro permanece em nível 3 de Emergência em Saúde Pública.
  • Mais de 171 mil casos e 71 mortes por dengue foram registrados até 28 de março.

A SES-RJ justifica sua decisão com base nos dados epidemiológicos que apontam uma taxa de incidência ainda elevada, acima de mil casos por 100 mil habitantes na maioria dos municípios fluminenses. O estado permanece em nível 3 de Emergência em Saúde Pública, com um número de casos muito acima do esperado para esta época do ano.

A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, ressalta a importância da vigilância contínua da população, tanto na eliminação de focos do mosquito quanto no reconhecimento dos sintomas da doença. Ela destaca a necessidade de acompanhamento médico para evitar complicações e óbitos, dada a dinâmica e gravidade da dengue.

A decisão de manter o alerta demonstra a seriedade com que as autoridades de saúde estão lidando com a situação, visando prevenir novos surtos e proteger a população contra os riscos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti