Rio de Janeiro encerra epidemia de dengue

Secretaria Municipal de Saúde anuncia redução significativa de casos na cidade.

Cidade do Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue
Foto: SMS

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro declarou o fim da epidemia de dengue na cidade. Segundo o secretário Daniel Soranz, o município registrou sete mortes e 82 mil casos da doença. Entretanto, nas últimas semanas, observou-se uma redução considerável nos casos.

O que você precisa saber

  • Fim da epidemia de dengue no Rio de Janeiro.
  • Redução significativa de casos nas últimas semanas.
  • Encerramento dos polos de atendimento e início da mobilização contra a influenza.

O período mais crítico da epidemia ocorreu entre 18 e 24 de fevereiro, com 13.511 casos registrados na cidade. Desde então, houve uma tendência de queda. Na última semana com dados consolidados (17 a 23 de março), foram contabilizadas 5.395 ocorrências, representando uma redução de 33% em comparação com a semana anterior.

“Sinalizamos o fim do período epidêmico e da emergência de dengue na cidade, visto o esvaziamento nos polos de atendimento para a doença”, afirmou Soranz.

Ele destacou o envolvimento de aproximadamente 1,1 mil profissionais de saúde na mobilização contra a dengue. Os dez polos de atendimento abertos em fevereiro começam a ser desmobilizados a partir desta sexta-feira.

“Agora, podemos direcionar essa força de trabalho para o combate à influenza e para a campanha vacinal contra a gripe, que é prioritária”, acrescentou o secretário.

Em relação à vacinação contra a dengue, Soranz informou que esta será a última semana de imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com a primeira dose da vacina.

“Ainda temos 40 mil doses da vacina contra dengue em estoque. Portanto, solicitamos aos pais que ainda não levaram seus filhos para se protegerem que procurem uma unidade de saúde para receber a primeira dose da vacina”, concluiu.