Mais Rápido

BRT Transbrasil é inaugurado

Câmara aprovou medidas que permitiram recuperação do sistema e conclusão de obras

BRT Transbrasil é inaugurado com participação de vereadores
Foto: Divulgação CMRJ

O corredor expresso do BRT Transbrasil, que liga o bairro de Deodoro ao Terminal Gentileza, na zona portuária, foi inaugurado na manhã deste sábado (30), com uma viagem que percorreu toda a sua extensão. Concluído após a aprovação de uma série de medidas pela Câmara Municipal do Rio, como a autorização de empréstimos para o sistema e a intervenção na gestão do modal, o novo corredor tem 26 quilômetros de extensão, cortando 18 bairros, com média de viagem de 40 minutos em seu trajeto completo.

Presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD) destacou que a recuperação do sistema de BRT e a conclusão da Transbrasil foram prioridades da atual legislatura desde o início, em 2021. Ele ressaltou a aprovação da intervenção no sistema e de medidas que recuperaram o caixa municipal e permitiram o financiamento para obras, reformas e aquisição de veículos.

“A Câmara aprovou recursos para a compra dos novos ônibus, reforma de todas as estações e conclusão desse corredor. Foi um trabalho em que estivemos ao lado do Executivo, e a consequência vai ser melhorar a qualidade de vida dos cariocas”, afirmou. 

O Prefeito Eduardo Paes destacou que a conclusão do BRT Transbrasil representa uma nova fase na mobilidade da cidade. “Pela primeira vez, nós temos essas linhas todas integradas. E isso forma uma rede de transportes na cidade, somando ao metrô, somando ao trem, aos ônibus normais, muda a mobilidade das áreas do Rio de Janeiro e traz prioridade pro transporte público de qualidade”, afirmou. 

Paes também destacou o papel da Câmara no processo. “A Câmara desde o início entendeu a desgraça, o drama que a gente vivia no transporte público na cidade. Permitiu que a gente fizesse o ajuste fiscal necessário, ajeitando as contas da Prefeitura. Aprovou toda a legislação necessária. Meu agradecimento sincero à Câmara, que tem sido uma grande parceira nessa jornada para melhorar a mobilidade do Carioca”, completou. 

Revitalização da Avenida Brasil

Presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, e da comissão especial que tratou de melhorias para a Avenida Brasil, a vereadora Rosa Fernandes também destacou o papel do novo corredor de BRT para a cidade. “A Transbrasil talvez seja o BRT mais importante. É a principal via da cidade, por onde os trabalhadores transitam e vão chegar mais rápido no seu trabalho, cumprir seus horários, chegar cedo e poder chegar de volta à sua casa com mais velocidade”, pontuou. 

Vice-presidente da Comissão de Transportes, o vereador Alexandre Beça (PSD) afirmou que a Casa seguirá acompanhando medidas para garantir o bom funcionamento do sistema. “A população precisa muito do transporte público. Vinha sofrendo muito com problemas e esse era um gargalo. Eu acho que a gente conseguindo botar os BRTs atendidos pelas linhas subsidiárias, a partir do meio do ano, vamos dar um tratamento melhor para a população”, lembrou. 

Também participaram da viagem inaugural os vereadores Marcio Santos (PRD), Ulisses Marins (União Brasil), Felipe Boró (PRD), Rocal (PSD), Celso Costa (Republicanos), Jair da Mendes Gomes (Solidariedade) e o vereador licenciado Renato Moura (MDB), além da Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio. 

A Transbrasil

Com 26 quilômetros de extensão, o novo corredor de BRT corta 18 bairros, em um tempo médio de 40 minutos. Segundo a Prefeitura, até 250 mil passageiros devem ser atendidos por dia no trajeto, que liga o terminal de Deodoro ao novo Terminal Gentileza, onde é feita a integração com VLT, ônibus convencionais e a Rodoviária Novo Rio. 

No início das operações, a partir da próxima semana, o BRT Transbrasil funcionará entre as 10h e 15h.