Toma lá; Dá cá

Lula cede a Lira e libera presidência da Caixa; deputados pautam votação de PL sobre offshores

O PL que taxa offshores e fundos exclusivos (4173/23) foi pautado para votação nesta terça-feira (26).

Lira e Lula - Foto: Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados
Lira e Lula - Foto: Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta segunda-feira (25) a exoneração de Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. Em seu lugar, entrará o técnico de carreira Carlos Antônio Vieira Fernandes, que é uma indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

A decisão de Lula foi tomada após uma reunião com Lira e líderes da Câmara. O PL que taxa offshores e fundos exclusivos (4173/23) foi pautado para votação nesta terça-feira (26).

“Terminamos a reunião de líderes da Câmara dos Deputados com o presidente Arthur Lira. Depois de muito diálogo, fechamos a agenda de votações. Entre os principais itens da pauta está o PL dos offshores e dos fundos exclusivos (4173/23), entre outras importantes matérias”, disse o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

A votação do PL sobre offshores é uma das principais prioridades do governo. A proposta prevê a taxação de contas bancárias de brasileiros no exterior, o que, segundo o governo, ajudará a combater a sonegação fiscal e o enriquecimento ilícito.

A indicação de Fernandes para a presidência da Caixa também é um sinal de que Lula está disposto a ceder a Lira em algumas demandas. Fernandes é um técnico de carreira do banco, com experiência na área de crédito rural.