Xenofobia

Donald Trump aumenta tom xenófobo

Ex-presidente afirma que imigrantes são 'terroristas' e que EUA terão de 'deportá-los'

Donald Trump, ex-presidente dos EUA. Foto: reprodução
Donald Trump, ex-presidente dos EUA. Foto: reprodução

Donald Trump venceu as primeiras prévias republicanas para a eleição presidencial dos Estados Unidos, no estado de Iowa, na segunda-feira (15). Em seu discurso de vitória, o ex-presidente aumentou o tom do seu discurso xenófobo, afirmando que “muitos terroristas estão chegando” e que, por isso, os EUA terão de “deportá-los”.

O que você precisa saber:

  • Trump venceu as primeiras prévias republicanas para a eleição presidencial dos EUA.
  • Em seu discurso de vitória, o ex-presidente aumentou o tom do seu discurso xenófobo.
  • Trump afirmou que “muitos terroristas estão chegando” e que, por isso, os EUA terão de “deportá-los”.

Trump afirmou que os Estados Unidos estão sendo invadidos por milhões de imigrantes, que vêm de “prisões, cadeias, instituições mentais e manicômios”. “Não consigo imaginar por que eles acham que isso é uma coisa boa. É uma coisa muito ruim”, declarou.

O ex-presidente também afirmou que os imigrantes são uma ameaça à segurança nacional dos EUA. “Temos que atingir um nível de deportação que não víamos neste país há muito tempo, desde Dwight Eisenhower, na verdade”, disse.

As declarações de Trump são preocupantes por causa do seu tom xenófobo e discriminatório. Elas podem incentivar a violência contra imigrantes e refugiados nos Estados Unidos e em outros países.

Conclusão:

A vitória de Trump nas prévias republicanas é um sinal de que o discurso xenófobo e discriminatório ainda tem um forte apelo entre os eleitores americanos. Se Trump for eleito presidente novamente, é provável que a sua administração implemente políticas que sejam prejudiciais aos imigrantes e refugiados.