Em queda livre

Botafogo perde para o Grêmio de virada e vê título em risco

Tricolor fica na vice-liderança com mesma pontuação do Alvinegro

Em noite de Suárez, Grêmio supera Botafogo por 4 a 3 de virada
Em noite de Suárez, Grêmio supera Botafogo por 4 a 3 de virada - © Alexandre Durão/Grêmio FBPA/Direitos Reservados

O Botafogo foi superado por 4 a 3 pelo Grêmio na noite desta quinta-feira (9), em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

A derrota de virada (pelo mesmo placar do revés do Alvinegro para o Palmeiras na última semana), contou com uma grande atuação do artilheiro uruguaio Luis Suárez. O Glorioso segue na liderança do torneio com 59 pontos.

Após esta grande vitória, a equipe de Porto Alegre assumiu a vice-liderança da classificação com os mesmos 59 pontos do Alvinegro de General Severiano, que tem uma partida a menos. Também com 59 pontos, o Palmeiras, derrotado pelo Flamengo na última quarta-feira (8), é o 3º colocado, enquanto o Bragantino, que perdeu de 1 a 0 para o São Paulo na rodada, aparece em 4º com 58 pontos.

Botafogo pressionado

Vivendo um momento de grande pressão por conta de uma sequência muito ruim, de quatro jogos sem vitórias consecutivas (os últimos três derrotas), o Botafogo tentou se impor desde o início. Com isso, conseguiu abrir o marcador cedo, quando Hugo levantou a bola na área, onde Diego Costa matou no peito antes de bater rasteiro para marcar um belo gol aos 5 minutos do primeiro tempo.

Mas a vantagem durou apenas três minutos, pois Everton Galdino superou Lucas Perri após lançamento de Carballo. O empate não desanimou o Alvinegro, que continuou pressionando a equipe de Renato Gaúcho. E, de tanto tentar, voltar a ficar em vantagem antes do intervalo, graças a Júnior Santos aos 28 minutos.

Suárez decisivo

O Botafogo até iniciou a segunda etapa dando a impressão de que retomaria o caminho das vitórias, pois, com menos de um minuto, chegou ao terceiro com o volante Marlon Freitas. Mas, a partir daí, uma estrela começou a brilhar muito na partida, o atacante uruguaio Luis Suárez.

O primeiro lampejo do centroavante do Grêmio surgiu aos 4 minutos, quando o camisa 9 do Grêmio aproveitou uma bola que sobrou na área para se livrar de Hugo antes de chutar e superar o goleiro Lucas Perri. E não demorou muito para ele voltar a marcar. Aos 8 minutos Ferreira levantou a bola na área e o uruguaio precisou de apenas um toque para chutar a bola no fundo do gol.

Com o placar empatado o Botafogo se perdeu de vez na partida e o Grêmio conseguiu chegar à virada aos 23 minutos, quando Suárez dominou na intermediária e tabelou com Villasanti para conseguir entrar pelo meio da defesa do Alvinegro antes de marcar.

Agora o Botafogo tentar reverter o momento negativo no próximo domingo (12), quando visita o Bragantino a partir das 16h (horário de Brasília). Já o Grêmio recebe o Corinthians no mesmo dia e horário.

Outros resultados:

Corinthians 1 x 1 Atlético-MG
Goiás 0 x 1 Santos
Bahia 0 x 3 Cuiabá

A equipe alvinegra volta a campo no próximo domingo (12), contra o Bragantino, às 16h, no Estádio Nabi Abi Chedid.

FICHA DO JOGO 

Data/Horário: 09/11/2023 (Quinta-feira), às 20h
Local: São Januário

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistente 1: Bruno Boschilia (PR)
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
VAR: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
AVAR: Johnny Barros de Oliveira (SC)
AVAR2: Alisson Sidnei Furtado (TO)

Amarelos: Diego Costa (BOTAFOGO); Carballo (Grêmio)
Vermelhos: –

Gols: Diego Costa aos 05’/1ºT, Júnior Santos aos 28’/1ºT e Marlon Freitas aos 01’/2ºT (BOTAFOGO); Galdino aos 08’/1ºT, Luis Suarez aos 4’/2ºT, aos 8’/2ºT e aos 23’/2ºT (Grêmio)

BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo (Marçal);  Danilo Barbosa (Eduardo), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Janderson); Júnior Santos (Luis Henrique), Victor Sá (Carlos Alberto) e Diego Costa. Técnico Interino: Lúcio Flávio.

Grêmio: Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Ronald (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Cristaldo); Besozzi (Ferreira), Galdino (Nathan Fernandes) e Luis Suárez (João Pedro). Técnico: Renato Portaluppi.

Com informações da Ag. Brasil