Enem

Enem 2023: guia completo e gratuito para quem vai fazer o exame

Para auxiliar os estudantes a garantir os melhores resultados, o Sistema Positivo de Ensino criou uma série de ações com dicas, revisões dos conteúdos, aulões e práticas de bem-estar

prazo-de-pagamento-da-inscricao-do-enem-2023-termina-nesta-quarta

Saber o que estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que possui 13 componentes curriculares, além da redação, é uma missão desafiadora para os estudantes que estão prestes a concluir o Ensino Médio. Conteúdos de Física, Língua Portuguesa, História, Arte e de todas as outras disciplinas podem ser cobrados isoladamente ou combinados em questões interdisciplinares. Saber quais são os temas que mais caem no exame é fundamental para alcançar bons resultados. O Sistema Positivo de Ensino preparou um guia completo e gratuito que inclui uma série de vídeos com dicas sobre os  assuntos mais recorrentes em cada um dos componentes curriculares do exame Os especialistas usaram como base um histórico dos conteúdos mais cobrados nos últimos cinco anos. 

Séries de videos ajudam a entender os conteúdos

Para o coordenador do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, Danilo Capelari, é fundamental compreender como cada um dos componentes costuma aparecer na prova.  A primeira série de dicas é o “Cai no Enem”. Capelari explica que o exame costuma seguir uma estrutura muito parecida. “Compreender o que é habitualmente cobrado em cada área do conhecimento pode elevar a pontuação do candidato, permitindo que trace estratégias eficazes para acertar as questões mais acessíveis.” O Enem frequentemente apresenta questões relacionadas aos impactos da ação humana sobre o meio ambiente, como destaca a assessora de Biologia, Samantha Fechio. “Uma boa dica é fazer a conexão entre conteúdos de evolução, botânica e genética com conceitos e aspectos da ecologia”, recomenda.

A série “Foco na Redação”, com vídeos disponíveis nas redes sociais do Sistema Positivo de Ensino, traz dicas específicas sobre os critérios de avaliação, dando dicas para que o aluno construa a sua estratégia de produção da redação, incluindo aspectos característicos do gênero e sugestões de temas possíveis para a redação de 2023.

Além dos livros e simulados, a preparação para o Enem exige pausas para uma alimentação adequada, atividades físicas, descanso suficiente, cuidados específicos com a saúde mental e apoio dos pais e responsáveis. Na série Zen Enem, o Sistema Positivo de Ensino também disponibiliza conteúdos gratuitos dedicados ao bem-estar dos candidatos. “Procuramos trazer nos vídeos publicados no Instagram, algumas dicas práticas para que nossos jovens consigam manter a tranquilidade no período anterior à prova e também enquanto resolvem as questões do exame”, detalha Capelari. 

Para assistir a todos os conteúdos preparados pelo Sistema Positivo de Ensino, basta acessar as redes sociais da marca.

E para quem ainda tem dúvidas sobre algumas disciplinas e seus currículos, o Sistema Positivo de Ensino apresentará dois aulões ao vivo, nos dias 31 de outubro, a partir das 10h, acesse aqui  https://bit.ly/3S9nfJP e no dia 8 de novembro, a partir das 10h, acesse aqui  https://bit.ly/3SdgC9p ao vivo pelo YouTube. 

Apoio aos gestores escolares

Com mais de 3,9 milhões de inscritos, o Enem 2023 é uma das etapas mais importantes para estudantes de todo o Brasil que querem conquistar uma vaga na universidade. O  Sistema Positivo de Ensino também oferece suporte aos gestores escolares por meio de uma série de vídeos gratuitos, publicados nas redes sociais da marca, que abordam, entre outras ações, a organização dos aulões de revisão. “Os gestores precisam estar preparados para lidar com as diferentes situações que o Enem pode apresentar”, pontua a gerente de Formação e Assessoria do Sistema Positivo de Ensino, Alessandra Samaan.