Orquestra Petrobras Sinfônica participa do Rio2C

A Orquestra Petrobras Sinfônica, uma das mais conceituadas do país, com 48 anos de existência, estará presente à convite da Petrobras na programação do Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, que acontece nesta semana na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um agente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. E o maestro, considerado pelo jornal inglês The Guardian como um ícone vivo do Brasil, participa de palestra autobiográfica mediada pela maestrina Priscila Bonfim sobre a sua história e legado, no dia 13 de abril, às 17h30.

Já Felipe Prazeres, spalla (primeiro violino) e maestro dos projetos POP da Orquestra Petrobras Sinfônica, participa do painel “Classic É cool”; no dia 15 de abril, às 15h30. O debate mostrará como criadores, produtores e agentes atuam para manter viva a cultura chamada erudita. Uma das premissas da Petrobras Sinfônica é a democratização da música de concerto para o maior número de pessoas, e vem realizando ações com esse objetivo desde sua fundação. Ainda em 2016, a orquestra incluiu no seu repertório concertos populares com releituras sinfônicas de artistas e bandas como Los Hermanos, Metallica, Pink Floyd, Michael Jackson, Coldplay e, mais recentemente, Guns N’ Roses. A partir de abril de 2020, a orquestra intensificou a produção de conteúdo online, e identificou a demanda por crescente veiculação de vídeos de seus concertos nas redes sociais, uma nova forma de se relacionar com o seu público, através do digital. Desde então, somou mais de 15 milhões de visualizações e quase 100 mil inscritos no YouTube. No dia 14 de abril, participantes do Rio2C poderão assistir às 18h30 o concerto Bohemian Rhapsody Sinfônico, com a trilha sonora do longa-metragem homônimo e regência de Felipe Prazeres. Na programação, músicas como “Bohemian Rhapsody”, canção escrita por Freddie Mercury para o disco “A Night at the Opera” (1975); “Love of my life”, que também integra o mesmo álbum e foi interpretada pela banda na primeira edição do Festival Rock in Rio, sendo lembrada como um dos momentos mais marcantes do evento; “Under Pressure”, que marcou a parceria entre o Queen e David Bowie; “We Are the Champions”, considerada a música de maior sucesso do grupo; além de “Don’t Stop Me Now”, “We Will Rock You”, entre outras.

PROGRAMAÇÃO 

13/04 . 17h30

“A jornada de Isaac Karabtchevsky: história e legado do maestro brasileiro” Palestra com o maestro Isaac Karabtchevsky. Mediação: maestrina Priscila Bomfim

14/04 . 18h30

Concerto Bohemian Rapsody Sinfônico – Orquestra Petrobras Sinfônica

Felipe Prazeres, regência

15/04 . 15h30

Painel “Classic is Cool”, com o maestro Felipe Prazeres