Operação Hinsberg

PF investiga influenciador fitness bolsonarista por tráfico de drogas

Renato Cariani é sócio da Anidrol, alvo da operação

Paulo Muzzy, Jair Bolsonaro e Renato Cariani. Foto: reprodução
Paulo Muzzy, Jair Bolsonaro e Renato Cariani - Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12) a Operação Hinsberg, que investiga o tráfico de drogas e o desvio de produtos químicos. O influenciador fitness Renato Cariani, sócio da empresa Anidrol, é um dos alvos da operação.

O que você precisa saber:

  • A PF cumpre 18 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
  • O grupo é suspeito de desviar toneladas de um produto químico utilizado na produção de crack.
  • A PF estima que o quilo do crack pode ser vendido entre US$ 3 mil e US$ 5 mil no mercado interno brasileiro.

A investigação da PF começou em 2022, após uma empresa farmacêutica multinacional denunciar notas fiscais faturadas em seu nome, sem sua autorização.

A investigação revelou que o grupo emitia notas fiscais fraudulentas em nome de grandes empresas, como AstraZeneca, LBS e Cloroquímica.

A PF solicitou a prisão dos envolvidos, com parecer favorável do Ministério Público, porém, a Justiça negou.

Cerca de 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação desta Organização Criminosa foram identificadas pela PF, totalizando cerca de 12 toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), que poderia render até 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

O nome da operação, Hinsberg, faz referência a Oscar Hinsberg, químico cujo trabalho possibilitou a conversão de compostos químicos em fenacetina, principal insumo químico desviado no esquema criminoso.

O influencer bolsonarista e outros envolvidos podem responder por tráfico, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas que ultrapassam 35 anos de reclusão.