Sem Anistia

PF deflagra nova fase da operação Lesa Pátria para investigar financiamento do golpe

Ação ocorre um ano após ataques ao Congresso e ao STF

Suspeitos de financiar tentativa de golpe são alvos da Lesa Pátria
Polícia Federal - Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (8) mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar financiadores e fomentadores da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.

O que você precisa saber:

  • A PF cumpriu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
  • Os mandados foram cumpridos em dez estados brasileiros.
  • Os suspeitos podem, em tese, responder por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado.

A 23ª fase da operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Maranhão, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O mandado de prisão preventiva foi expedido contra um homem que mora na Bahia. Ele é suspeito de financiar os atos golpistas de 8 de janeiro.

A PF informou que foram apreendidos documentos, computadores e celulares nos endereços dos investigados. Os materiais serão analisados para identificar possíveis provas de financiamento do golpe.

“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar aos R$ 40 milhões”, informou a PF.

Conclusão:

A operação Lesa Pátria é uma das principais investigações sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro. A PF já cumpriu mais de 400 mandados de busca e apreensão e prendeu preventivamente 14 pessoas.