Gravissímo

Igreja Universal é acusada de assédio moral, perseguição e proibição de gerar herdeiros

Ex-obreiros, pastores e esposas de pastores movem processos contra a instituição

Igreja Universal - Foto: Divulgação/Igreja Universal
Igreja Universal - Foto: Divulgação/Igreja Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus, que é parte principal do patrimônio de Edir Macedo, é acusada de assédio moral, perseguição e proibição de gerar herdeiros por ex-obreiros, pastores e esposas de pastores que outrora integraram a instituição religiosa.

O que você precisa saber:

  • A Igreja Universal é acusada de assédio moral, perseguição e proibição de gerar herdeiros.
  • As acusações são feitas por ex-obreiros, pastores e esposas de pastores que outrora integraram a instituição.
  • Os processos ainda estão em andamento.

De acordo com reportagem do Metrópoles, um ex-pastor da Universal é acusado de ter sido obrigado a realizar uma vasectomia, procedimento que deixa o homem incapaz de gerar filhos, em uma clínica clandestina localizada na Comercial Norte, em Taguatinga, no Distrito Federal. O homem também é acusado de ter sido obrigado a se filiar a um partido político como uma condição obrigatória para permanência no cargo pastoral.

No processo, registrado no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), o ex-pastor cobra quase meio milhão de reais em dívidas trabalhistas. Ele também relata que metas de recolhimento de dízimos eram impostas a ele e punições aplicadas em caso de não cumprimento delas.

Em outro processo, ainda em tramitação no TRT-10, a esposa de um ex-pastor da igreja pede a condenação da instituição, no valor de R$ 1,5 milhão, por direitos trabalhistas não pagos. A mulher diz ter sofrido perseguições, assédio moral e acusa a Universal de “beneficiar-se ilicitamente da mão de obra” dela.