Inibir Roubo

Governo lança aplicativo para bloquear celular roubado

Plataforma permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do aparelho

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados "num pedaço de metal inútil" após o bloqueio - Lisa/Pexels
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados "num pedaço de metal inútil" após o bloqueio - Lisa/Pexels

O governo federal vai lançar nesta terça-feira (19) o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.

O que você precisa saber:

  • O aplicativo Celular Seguro será lançado nesta terça-feira (19).
  • Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet.
  • Em caso de roubo, a pessoa deve acionar o sistema por um computador para notificar a operadora telefônica e os bancos.
  • Os celulares roubados serão bloqueados e transformados em “um pedaço de metal inútil”.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados do aparelho, como IMEI (número de identificação internacional do equipamento), número de série e modelo. Também será necessário informar o número do CPF do titular da linha telefônica.

Em caso de roubo, a pessoa deve acessar a página na internet ou o aplicativo para acionar o sistema. O bloqueio será feito em tempo real e será comunicado à operadora telefônica e aos bancos.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.

A expectativa é que o aplicativo Celular Seguro ajude a reduzir os casos de roubo e furto de celulares. O Brasil é o país com o maior número de roubos e furtos de celulares no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).