Olho no Clima

Como estará o clima nas próximas semanas?

Veja o que dizem os meteorologistas

Como estará o clima nas próximas semanas?
Foto: Reprodução/Pixabay

Os meteorologistas da Meteum, solução meteorológica e climática baseada em IA, fizeram uma análise sobre o que esperar do clima brasileiro nas próximas semanas, durante o outono. Em todo o país, espera-se que a estação seja mais quente que o normal, com temperaturas mais altas nas regiões central e no oeste do país (+1°C a +2°C). No geral, a média nacional estará +0,8 °C mais quente.

O outono quente recorde será em Belém (+0,8 °C) e Manaus (+1°C), com anomalias de calor perceptíveis esperadas em 13 das 15 principais cidades (todas, exceto Curitiba e Porto Alegre). Nas grandes cidades, a maior anomalia de temperatura estará em Campo Grande – 1,3°C mais quente que o normal. Este ano, as temperaturas mais altas em geral estão associadas a um forte El Niño, o segundo mais forte em 25 anos, que já está desaparecendo neste momento, mas ainda afeta os processos climáticos.

Ocorrências de precipitação também são esperadas para o outono em Recife, Salvador e Belém – 22%, 12% e 10% acima do normal. Em todo o país, são esperadas precipitações ligeiramente inferiores ao normal no Oeste e Sudoeste do Brasil, e o clima estará mais úmido nas regiões Norte e Nordeste.

As anomalias de temperatura não vão mudar muito ao longo dos próximos meses. Espera-se que o mês de abril apresente recorde de calor em Manaus e, em junho, em Belém e São Luís. Em Campo Grande, as previsões apontam um mês de abril 1,3°C mais quente que o normal, +1,4°C em maio, e +1,1°C em junho.

A precipitação no país, em média, será ligeiramente superior ao normal em abril (+5%), dentro da normalidade em maio, e ligeiramente inferior em junho (-4%).