Relações Exteriores

Brasil manifesta preocupação e pede contenção após ataque do Irã a Israel

MRE divulgou nota oficial sobre ataque do Irã a Israel

Brasil pede máxima contenção e que comunidade internacional evite escalada
Brasil pede máxima contenção e que comunidade internacional evite escalada - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu uma nota oficial expressando preocupação com o ataque do Irã contra Israel, instando todas as partes envolvidas a exercerem moderação máxima e convocando a comunidade internacional para evitar a escalada da violência.

Siga a Diário Carioca no Google News e receba alertas sobre as principais notícias


O que você precisa saber

  • O Governo brasileiro demonstra preocupação com relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, alertando países vizinhos como Jordânia e Síria.
  • Desde o início do conflito em Gaza, o Brasil tem destacado o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e a outros países como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.
  • O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e convoca a comunidade internacional a mobilizar esforços para evitar uma escalada.
  • Recomenda-se que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais sigam as orientações das embaixadas brasileiras nos países afetados.

Canal do DC – Diário Carioca no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, horóscopo, entretenimento e mais

Brasil apela por contenção e ação internacional

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou preocupação com os relatos de drones e mísseis enviados pelo Irã em direção a Israel, causando tensão não apenas na região, mas também em países vizinhos como Jordânia e Síria.

O DC – Diário Carioca já está no BlueSky, acompanhe a gente clicando aqui.

Alerta sobre a disseminação do conflito

Desde o início do conflito na Faixa de Gaza, o Brasil tem alertado para o perigo da expansão das hostilidades para além das fronteiras, atingindo regiões como a Cisjordânia e países como Líbano, Síria e Iêmen.

Agora, com o envolvimento do Irã, a preocupação se intensifica.

Acompanhe as última notícias e conteúdos exclusivos do DC no Instagram

Chamado à comunidade internacional

Diante da situação delicada, o Brasil insta todas as partes envolvidas a demonstrarem moderação máxima, evitando ações que possam levar a uma escalada ainda maior de violência. Além disso, convoca a comunidade internacional a unir esforços para buscar soluções pacíficas e evitar um agravamento do conflito.

Recomendações e monitoramento

O governo brasileiro recomenda que viagens não essenciais à região sejam evitadas e que os cidadãos brasileiros já presentes na área sigam as orientações fornecidas pelas embaixadas brasileiras, que têm monitorado a situação desde outubro passado, especialmente em países como Israel, Palestina e Líbano.

Leia a íntegra do texto a seguir: 

O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.

Por: Ministério das Relações Exteriores (MRE)