- Publicidade -
InícioBrasilAgora é lei: documentos que têm certificado digital não precisarão ser exigidos na forma impressa em órgãos públicos
- Publicidade -

Agora é lei: documentos que têm certificado digital não precisarão ser exigidos na forma impressa em órgãos públicos

Documentos que tenham certificado digital, como CPF, CNPJ e comprovante de pagamento do DUDA, não precisarão mais ser apresentados na forma impressa em órgãos que prestam serviços públicos. É o que propõe a Lei 7.944/18, da ex-deputada Ana Paula Rechuan, que foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial do Executivo desta sexta-feira (27/04).

A norma torna facultativa essa opção aos órgãos públicos. Os documentos também não precisarão ser exigidos quando puderem ser verificados em sites oficiais. A medida valerá para instituições que prestem serviços públicos ou de necessidade básica.

Ana Paula Rechaun diz que a medida ajudará a evitar despesas e desperdício de papel. “O acúmulo de papéis gera lixo, desperdício, custo financeiro e ambiental. Isso pode ser reduzido com uma simples mudança, ou seja, adotar procedimentos de verificação digital. Esses documentos podem ser checados na internet, em sites oficiais e seguros, sem prejuízos ao processo administrativo”, afirma.

Relacionadas

Seja notificado sempre que publicarmos algo novo!

- Publicidade -
Parimatch Cassino online

Mais Lidas

- Publicidade -

Leia Também

Pastor Isker, de extrema-direita, diz que scanner de aeroporto “torna pessoas gays”

Declaração sem base científica causa críticas e repercussão online

Lula homenageia Cristina Buarque após sua morte

Presidente destaca legado da artista no samba brasileiro

Enjoy exclusive access to all of our content

Get an online subscription and you can unlock any article you come across.

- Publicidade -