Humanidade

ABC coordena ajuda humanitária para vítimas das inundações no RS

Ministério das Relações Exteriores gerencia apoio internacional e nacional aos afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul

ABC, MRE, Rio Grande do Sul, inundações, Samaritan's Purse, Japão, Reino Unido, Mercosul
ABC, MRE, Rio Grande do Sul, inundações, Samaritan's Purse, Japão, Reino Unido, Mercosul

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), está coordenando as ofertas de auxílio humanitário de Estados e organismos internacionais às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul.

No domingo, 12 de maio, a cidade de Canoas recebeu a primeira parte da doação da ONG norte-americana Samaritan’s Purse, que inclui 10 estações de purificação de água e outros bens emergenciais.


O que você precisa saber

  • Data da Chegada: 12 de maio
  • Local: Canoas, RS
  • Doação: 10 estações de purificação de água, capacidade de 400 mil litros/hora
  • Beneficiários: Até 100 mil pessoas
  • Organizações Envolvidas: ABC/MRE, Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal, Polícia Federal

Doações de Água e Materiais de Emergência

A primeira aeronave da ONG Samaritan’s Purse pousou na Base Aérea de Canoas com a carga, que foi armazenada para distribuição coordenada pela Defesa Civil.

A segunda aeronave deve chegar na segunda-feira, 13 de maio. Os equipamentos poderão fornecer água potável para até 100 mil pessoas.

Apoio Internacional e Nacional

O Japão ofereceu barracas, colchonetes, cobertores e purificadores de água, recepcionados pelo Comando Operacional Conjunto.

A ABC/MRE está em contato com a Embaixada do Japão para finalizar o processo de doação através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A agência também negocia com órgãos italianos e de outros países para receber mais doações.

A Embaixada Britânica, via Câmara Britânica de Comércio e British Council, doou itens de saúde e emergenciais ao estado. O Reino Unido demonstrou interesse em discutir ações bilaterais futuras na gestão de riscos e desastres com o Itamaraty.

Cooperação Regional no Mercosul

A Presidência Pro Tempore do Paraguai está em contato com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil, coordenando esforços no âmbito do Mercosul.

Grupos de trabalho sobre serviços hidrometeorológicos e alertas antecipados estão ativos desde 5 de maio, colaborando entre os países membros sobre os efeitos das cheias na Argentina e Uruguai.