Como fazer uma justificativa de TCC da maneira correta?

Escrever o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma atividade que pode parecer muito assustadora para boa parte das pessoas. Inclusive, fazer uma justificativa de TCC é uma das etapas mais temidas pelos alunos.

No entanto, elaborar esse projeto de pesquisa pode se tornar muito mais fácil quando se entende o peso de cada uma das etapas e as realiza de maneira separada.

Pensando nisso, trouxemos a maneira correta para realizar a justificativa do TCC.

O que é uma justificativa de TCC?

Compreende-se por justificativa de TCC algumas linhas do trabalho acadêmico que explicam os fundamentos da temática abordada.

Logo, a justificativa acadêmica cumpre o papel de convencer o leitor acerca da relevância científica da temática abordada.

Apesar de existirem justificativas prontas de TCC na Internet, o ideal é que antes de começar sua produção você tenha conhecimento de todas as possibilidades.

Passo a passo para escrever justificativa de TCC

Antes de mais nada, tire da sua mente a ideia de dar início à escrita sem ter um planejamento estratégico.

Assim como todo trabalho científico, o TCC exige o cumprimento de muitas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e fundamentação teórica de qualidade, o que requer muito tempo de elaboração.

Dessa forma, a melhor solução é seguir um passo a passo para não perder tempo. Observe:

  1. Apresente o assunto
  2. Enalteça os pontos positivos do trabalho;
  3. Aborde o motivo da pesquisa;
  4. Mencione os melhores argumentos utilizados;
  5. Explicite como sua tese é relevante para o progresso da ciência.

Além desses passos, propostos em ordem cronológica, é essencial seguir passos mais metódicos. Ou seja, cumprir com a formatação exigida no TCC.

Então, estabeleça o tamanho da fonte em 12 e escolha “Arial” ou “Times New Roman”, com espaçamento de 1,5cm entre as linhas.

Tipos de justificativa para TCC

Embora não seja do conhecimento de muitas pessoas, uma justificativa pode-se apresentar também na forma de teoria ou hipótese.

Dentre estas opções, sem dúvida, a justificativa teórica é a mais escolhida para realizar trabalhos de conclusão de curso.

Realizada através da escrita, a justificativa teórica propõe que o estudante prove sua análise de maneira quantitativa ou estatística.

Além disso, pode ser expressa de maneira simples por meio de diagramas ou resultados matemáticos. Em ambos os casos, serão usadas representações para discutir as implicações do problema.

 Como saber se a justificativa está correta?

Em suma, para identificar se a justificativa do seu TCC tem coerência com o tema que você escolheu, é imprescindível se fazer alguns questionamentos:

  1. Para quem estou escrevendo e por que estou tentando convencê-los?
  2. O que devo incluir no ensaio para provar meu ponto de vista?
  3. Por que o leitor deve continuar lendo o que tenho a dizer?

Caso essas perguntas tenham sido respondidas positivamente, sem necessitar de muito esforço e façam sentido para você, a sua justificativa provavelmente estará correta.

Além do seu orientador, que lhe irá lhe oferecer um feedback mais tarde, você também pode questionar algum amigo da comunidade acadêmica ou algum formado que tenha autoridade no assunto.

Apesar de ser essa uma das etapas mais importantes do processo de produção do TCC, você deve também centrar atenção nas outras partes do texto.

Saber como escrever com excelência um artigo que cumpra as exigências do seu trabalho é fundamental para garantir bons resultados no projeto.

Exemplos de justificativa

A princípio, é importante enfatizar que os excelentes modelos prontos de justificativa não são um problema quando o estudante sabe utilizá-lo de maneira flexível.

Isto é, de forma que não deixe o avaliador perceber que provém de outro trabalho de conclusão, mas sim muito bem justificado ao seu próprio texto; condizente com o viés abordado.

Um modelo de justificativa de TCC pronta que segue a maior parte dos modelos propostos encontra-se no TCC de Matheus Masiero, em Engenharia de Produção, produzido em 2016.

“A empresa em questão sofre com a falha na aplicação do Design do Serviço pelas áreas de operação, em tempo e forma adequada, em consequência ocorre descumprimento dos procedimentos e normas internos, falta de padronização e problemas por não cumprimento das especificações contidas no DoS, na execução dos projetos na plataforma.

Por esse fato, normalmente, na hora da montagem e instrumentação da planta de teste, os operadores e supervisores se baseiam em suas experiências e deixam de analisar e seguir o projeto feito para o trabalho, podendo assim deixar de considerar um equipamento, um dispositivo, uma especificação de tubo, uma válvula, entre outros fatores que foram adicionados para o trabalho e estão contemplados e explicados no DoS.

Devido a essa falta de aplicação do Design do Serviço, o mesmo torna-se apenas um relatório e só é analisado, normalmente, caso ocorra algum problema, tornando-se apenas uma possibilidade de ação corretiva de erros.

Mas, até isso ser verificado e corrigido, horas de trabalhos serão perdidas e a eficiência na qualidade das operações comprometida, gerando custos extras no contrato e até possíveis acidentes.

Através dessa dinâmica de trabalho, espera-se:

• Trabalho em conjunto entre a gerência e os colaboradores;

• Reduzir custos com operações de baixa eficiência;

• Maior controle das atividades exercidas nas plataformas;

• Diminuir o atraso nos trabalhos;

• Evitar retrabalho.”

Tal como deve ser feito, a justificativa apresenta o tema, enaltecendo os pontos positivos do trabalho, ressalta a contribuição do trabalho e menciona de forma breve os principais argumentos do trabalho.